LIMS sempre foram o “sonho de consumo” de pequenos laboratórios e controles de qualidade em indústria, mas o alto custo destas soluções tornava sua aquisição inviável. Em 2015, a Labsoft se tornou a primeira empresa a disponibilizar no mercado brasileiro um software LIMS totalmente web e na nuvem, através do modelo SaaS (software como serviço), democratizando o acesso a esse tipo de tecnologia. Conheça algumas das vantagens que este modelo de software traz em relação ao tradicional.

Menor custo

Com um LIMS SaaS, é possível otimizar os processos do seu laboratório com apenas uma assinatura mensal que cabe no seu bolso, com risco reduzido – já que pode ser cancelado a qualquer momento – e o melhor de tudo: rápido retorno de investimento, já que quase sempre o custo do sistema é pago pelas economias proporcionadas e pelas oportunidades que podem ser, a partir dele, melhor aproveitadas. Investir no software pode, por fim, custar nada.

Além disso, não há necessidade de gastar com licenciamento do software, banco de dados, aquisição de hardware e infraestrutura local: todos estes itens ficam a cargo do fornecedor de LIMS.

Implantação mais ágil

A implantação de um sistema tradicional frequentemente dura anos. Ao longo destes 20 anos implantando tecnologia em empresas de diversos segmentos e portes, desenvolvemos uma metodologia ágil que permite a aplicação do sistema em poucos meses. Ela é baseada, inicialmente, numa prova de conceito (PoC) com dados reais do cliente, para que ele possa vivenciar sua realidade dentro do sistema e desta forma poder questionar e validar seus processos juntamente à equipe de implantação, tornando-os mais enxutos e alinhados ao uso da tecnologia.

Vale lembrar que este processo iterativo somente é viável em softwares muito flexíveis, que permitem a mudança rápida de fluxos de trabalho e regras via configuração, sem a necessidade de um programador para desenvolvimentos demorados e caros. Conheça mais detalhadamente nossa metodologia no artigo “Como funciona a implantação ágil da Labsoft?“.

Fácil acesso, em qualquer lugar

O software não precisa ser instalado: ele está disponível de qualquer dispositivo com acesso à internet por meio do seu navegador, como o Google Chrome, por exemplo. Isto reduz os custos com TI em sua empresa, já que simplifica a infraestrutura necessária, torna extremamente fácil o acesso ao sistema fora do laboratório – no caso de auditorias remotas, por exemplo – e garante um software sempre atualizado com as últimas correções e funcionalidades.

No caso do myLIMS, o acesso é realizado por meio de uma conexão segura certificada – tão confiável quanto seu internet banking – ao servidor da Amazon Web Services (AWS), maior provedor de computação em nuvem do mundo, com altíssima disponibilidade.

Maior segurança

Se seus softwares e arquivos estão armazenados em discos rígidos dentro da sua empresa, a perda desses dados é iminente, seja pela própria vida útil dos equipamentos, por mau armazenamento ou uso indevido. Além disso, estão sujeitos a panes elétricas e desastres como enchentes e incêndios.

Um LIMS na nuvem – desde que vindo de um fornecedor confiável e com boas práticas – garante backups contínuos e redundância dos dados, mantendo seus dados em duplicata, armazenados em locais distintos geograficamente. Além disso, com o uso de recursos como a autenticação de dois fatores, o acesso por um usuário não autorizado torna-se ainda mais improvável. No artigo “Seu laboratório pode estar em risco“, detalho os enormes prejuízos que a falta de segurança do sistema pode trazer para sua empresa.

Quer saber o que o myLIMS pode fazer pela sua empresa? Contate-nos para uma demonstração, sem compromisso.

Dados do Autor
Rodolfo Stanic
Marketing – Labsoft Tecnologia