Introdução

O processo de Controle de Qualidade deve ser rigorosamente executado e tem como objetivo manter ou elevar os padrões de qualidade dos produtos e serviços. Caso o Controle de Qualidade seja negligenciado, algumas falhas podem interferir na qualidade do produto final ou no serviço oferecido ao consumidor, gerando impactos bastante negativos que afetam diretamente o faturamento da empresa, como recalls, perda de clientes e má reputação da marca.

A fim de manter os clientes satisfeitos e evitar um cenário catastrófico, como defeitos de qualidade, resultados fora da especificação, falha na realização de testes de produtos importantes durante a inspeção e relatórios imprecisos, é necessário ter atenção para alguns pontos. Por isso, separamos 5 erros do Controle de Qualidade que você deveria atentar-se:

1) Falta de dados em tempo real para tomada de decisões mais rápidas e assertivas

Apesar de estarmos vivendo a era da Transformação Digital, muitos processos do Controle de Qualidade ainda são baseados em papel. Isso significa que os dados coletados por alguém que trabalha com papel e uma prancheta não está acessível a todos em tempo real. As informações terão que ser transcritas posteriormente para o Excel ou sistema de uso.
Dessa forma, não apenas os dados não são realmente acionáveis pela equipe, como também os atrasos na tomada de decisões são potencialmente caros devido à má gestão dos processos. O ideal é trabalhar com um sistema automatizado que ofereça KPIs em tempo real, alertando de forma preditiva os desvios e falhas encontradas.

👉🏼 Conteúdo sugerido: Principais tendências para os laboratórios e controle de qualidade em 2023!

2) Erros associados à transcrição manual de dados

Realizar gerenciamento em papel e até mesmo em planilhas de controle possibilita uma chance maior de erros de transcrição. Isso porque erros de digitação ocorrem entre os operadores e, mesmo que as taxas de erro sejam pequenas, se repetidas podem resultar em perdas e desperdício. Os relatórios manuais levam mais tempo para serem concluídos e os tomadores de decisão acabam não tendo as informações necessárias em tempo hábil. Sem contar que, quando os dados são coletados manualmente, estão bastante sujeitos a erros humanos.

👉🏼 Conteúdo sugerido: Por que integrar equipamentos de laboratório com um sistema LIMS?

3) Não garantir a rastreabilidade de processos

A rastreabilidade de processos permite garantir a conformidade na qualidade, evita recalls de produtos e gerencia melhor o relacionamento com os clientes. Portanto, é uma boa prática incorporar a rastreabilidade em suas operações, especialmente para produtos mais complexos. Ao rastrear as origens de seus componentes, você tem uma chance maior de descobrir quaisquer matérias-primas que possam ter sido comprometidas antes de serem usadas na produção. É mais barato e seguro impedir que um erro aconteça antes ou durante a produção do que tentar desfazer a não conformidade após o envio do produto.

🎯 Você sabia? Com o myLIMS, é possível obter a rastreabilidade de todo o processo produtivo, o que ajuda a identificar potenciais gargalhos de forma proativa. Leia mais clicando aqui.

4) Focar no controle de danos ao invés de soluções preventivas adequadas

A gestão de dados através de papel tende a gerar muitos problemas ao processo da Qualidade. Infelizmente, quando há muito foco no controle de danos, até mesmo o melhor processo de qualidade pode ser comprometido. Ao buscar boas soluções preventivas, como um sistema LIMS robusto que atua preventivamente, você descobrirá que há menos incêndios para apagar (e mais tempo para gastar em todas as outras metas de qualidade).

A falta de dados em tempo real, rastreabilidade e relatórios gerenciais não promovem a visibilidade e segurança necessária para um controle de qualidade 360º. Operações de fabricação complexas, compostas por vários locais e processos diversos, podem ter sua produtividade diminuída significativamente com o excesso de processos manuais.

👉🏼 Leia mais: Controle de Qualidade 360º: do laboratório às outras áreas da indústria.

5) Gestão total dos processos através de indicadores e relatórios gerenciais baseados em dados históricos

Os principais indicadores de desempenho (KPIs) formam uma parte importante das informações necessárias para determinar e explicar como uma empresa progredirá para atingir sua visão de negócios, metas e objetivos. Os KPIs ajudam uma empresa a saber se está indo na direção certa e, caso contrário, quais mudanças precisam ser feitas para corrigir o rumo. Os KPIs nos fornecem os dados de que precisamos para administrar um negócio de sucesso.

Os KPIs simplificam o gerenciamento de desempenho, permitindo o acesso e compartilhamento de informações de diversas áreas, garantindo transparência na gestão. Essa comunicação transparente é essencial para visualizar se todas as áreas estão caminhando para o mesmo objetivo. E com os dashboards e relatórios gerenciais com dados em tempo real (ao invés desses dados estarem “escondidos e separados em diversas planilhas) a gestão e tomada de decisão não são baseados em suposições e “achismos” e sim em dados fidedignos de todo o processo da qualidade.

💡 Insight: Com o myLIMS, é possível obter indicadores de qualidade em tempo real, auxiliando no monitoramento e avaliação dos processos de um negócio. A captura e armazenamento de dados de variadas fontes, equipamentos, dados brutos de análise, resultados das análises de matérias-primas, pontos de processo e produtos acabados, monitoramento de contaminação, entre outros, fornecem grandes oportunidades para análise e extrações de informações de apoio a gestão, uma vez que os dados obtidos já estão tratados e refletem o cenário que se deseja monitorar.

Conclusão

O cenário típico do controle de qualidade nas indústrias começa com o recebimento de uma grande quantidade de resultados de análise para serem revisados e, em alguns casos, assinados. Tal atividade cabe a profissionais qualificados e caros – normalmente gerentes técnicos ou responsáveis técnicos. Por conta da alta demanda durante o dia, esses profissionais deixam esta atividade frequentemente para o final de um expediente estressante, favorecendo falhas e erros.

Normalmente, a comunicação dos resultados de análise às demais áreas da empresa ocorre por meio do registro dos resultados em planilhas eletrônicas na rede, e-mail ou mesmo por telefone. Tal forma de compartilhar resultados é frágil e sujeita a falhas, bem como desperdiça tempo dos profissionais do laboratório e demais áreas da empresa.

Em um processo padrão, as atividades manuais e repetitivas tomam grande parcela do dia de todos os profissionais, mas no caso de responsáveis técnicos, trata-se de algo ainda mais grave: como não dispõem de ferramentas automáticas de análise dos resultados, tal atividade desperdiça precioso tempo destes profissionais qualificados que poderiam contribuir com a melhoria dos processos analíticos, reduzindo custos e aumentando a confiabilidade dos resultados de análise entregues às áreas.

Com o myLIMS, é possível obter resultados rápidos e confiáveis que são fundamentais no competitivo cenário da indústria 4.0 e a base para boas decisões, redução de custos e riscos. Por isso, uma integração adequada entre os laboratórios de controle da qualidade com as demais áreas da indústria, criando uma gestão 360º, se tornou uma necessidade competitiva das empresas e não pode mais ser ignorada.

Que tal uma breve demonstração do myLIMS? 

O LIMS líder no Brasil e América Latina, com suporte dedicado, em nuvem e fácil de usar. Vai ajudar na transformação digital da sua gestão de laboratório, controle de qualidade e saneamento e meio ambiente. Fale conosco.

 

Leia nossos Cases de Sucesso:

>>> Laboratórios

>>> Controle de qualidade

>>> Saneamento