Ana Rosa Leonardi

Ana Rosa Leonardi
Responsável por TI

Na época necessitávamos de uma ferramenta que proporcionasse controle de acesso, automatizasse o processo como um todo e oferecesse rastreabilidade das informações para atendimento da ISO/IEC 17025. Devido ao volume de serviços que crescia rapidamente, tínhamos urgência em colocar o sistema em uso, e com muita dedicação de ambas as partes (Acqualab e Labsoft) realizamos o processo de implantação em 4 meses. Hoje dia não conseguimos imaginar o processo funcionando sem o myLIMS.

A empresa

Sediada em Jundiaí, a Acqualab atua, desde 1997, na área de análise de águas, efluentes e resíduos sólidos em setores privados e públicos.

Há mais de 10 anos desenvolve serviços nos mais variados setores, como industrial, transportes, alimentício, rural, doméstico, saúde etc. A empresa procura apoiar-se sempre na qualidade e confidencialidade dos trabalhos executados em suas instalações, que vêm sendo atualizada constantemente e conta com uma estrutura tecnologicamente avançada e moderna.

A Acqualab mantém um rigoroso sistema de trabalho que assegura a qualidade e confiabilidade de seus serviços em toda área de atuação, entendendo as necessidades de seus clientes e parceiros, na busca de soluções de uma forma técnica, econômica e principalmente dentro de uma rígida ética para os problemas apresentados.

Eliminação da transcrição manual de dados, reduzindo os erros.”
A situação

A Acqualab dispunha de um sistema para registro das amostras, lançamento de resultados e composição dos relatórios de ensaio, porém o mesmo não atendia aos processos do laboratório como um todo, o que ocasionava retrabalho em diversos setores, além de não apresentar rastreabilidade dos dados.

O laboratório precisava então, de uma ferramenta completa, que aperfeiçoasse o processo, trouxesse confiabilidade e proporcionasse rastreabilidade das informações, a fim de atender seus clientes com mais rapidez e com maior qualidade.

A solução

“Iniciamos a busca por um software que abrangesse nossas necessidades em 2007, e nos foi indicado o myLIMS. Na Feira Analítica conhecemos outros softwares, porém nenhum tão completo quanto o myLIMS. Ele atendia aos requisitos da ISO/IEC 17025 e isso foi de suma importância para sua escolha. Além de que sentimos segurança em firmar essa relação junto à Labsoft, por esta demonstrar uma grande preocupação com a qualidade do produto e também do suporte técnico”, explica Ana Rosa, responsável por TI na Acqualab.

myLIMS proporciona rastreabilidade de informações e auxilia na acreditação de normas.”
Benefícios

Com a myLIMS, a Acqualab observou vários ganhos, entre eles:

  • Gerenciamento de preços especiais por cliente, desconto máximo permitido por usuário, histórico dos follow up e etc;
  • Coleta automática de dados de equipamentos e instrumentos de análise de forma instantânea, o que possibilitou a eliminação da transcrição manual de dados, reduzindo os erros.
  • Gerenciamento de amostras de controle de qualidade analítica;
  • Geração de relatórios de análise e demais modelos de documentos;
  • Registro de todos os passos da amostra, possibilitando total rastreabilidade;
  • Emissão de relatórios gerenciais;

Esses e outros ganhos geraram automatização, economia de mão-de-obra, rastreabilidade das informações, melhor gerenciamento do processo, proporcionando aos nossos clientes resultados mais confiáveis em menos tempo.