Ramon

Ramon Carlos Boebel
Coordenador de Laboratório

A Nova Norma ISO/IEC 17025:2017 exige muito mais da gestão da qualidade no laboratório, nisso o myLIMS atende perfeitamente por ser mais sistêmico e não tão burocrático.”

A Acquaplant é uma empresa localizada em Joinville, Norte de Santa Catarina, especializada na venda e fabricação de equipamentos, tratamento e análises de água e resíduos sólidos. A empresa surgiu em abril 1990, com o desafio de implantar no mercado uma visão empreendedora para o tratamento de água. Para isso desenvolveu ao longo dos anos a visão horizontal. Ao atender um cliente, a Acquaplant realiza todo o mapeamento das necessidades, promovendo com isso, soluções maximizadoras e não pontuais de um problema.

A Acquaplant está integrada com a Zínia Análises Microbiológicas que realiza o controle químico e microbiológico no segmento de água, ar e alimentos, ambas as empresas são acreditadas na ISO/IEC 17025.

Eliminação de dezenas de pastas com centenas de arquivos. Com o myLIMS foi possível centralizar as informações, vinculando as amostras nas atividades, melhorando o controle e rastreabilidade. ”
Etapas anteriores do projeto

1ª fase – Economia de tempo nas rotinas
2ª fase Gestão da qualidade com myLIMS

Centralização de tarefas com o uso do myLIMS

A Acquaplant centralizou no myLIMS todas as informações necessárias para a eliminação de dezenas de pastas, divididas por ano de análise, com centenas de arquivos. Todo o controle de Revisões, Atividade de ações corretivas, Reuniões de análises críticas e Treinamentos são armazenados no myLIMS.

Além de maior praticidade na localização das informações, a segurança foi o outro ganho importante obtido com o myLIMS. Nas palavras de Ramon Boebel, Coordenador do Laboratório: “O monitoramento de prazos e realizações das etapas se tornou muito mais simples com o myLIMS. É possível localizar as atividades com as amostras vinculadas e emitir relatório quando necessário. Não temos mais a preocupação em realizar o backup dos dados, ou até mesmo com alguém roubando o nosso servidor, pois sabemos que nossas informações e de nossos clientes estão totalmente seguras com o myLIMS. ”

Acreditação ISO 17025:2017

Para facilitar a acreditação a equipe da Acquaplant criou uma atividade no myLIMS para cada item da Norma, por exemplo: Reclamação e Avaliação dos clientes. Dessa maneira o proprietário da atividade tem controle da situação de todas as ocorrências, podendo tomar ações corretivas quando necessário.

Próxima Etapa

Com dois anos de uso do myLIMS, o Coordenador do Laboratório, almeja utilizar ainda mais o software para automatizar plenamente o processo, incluindo a validação de métodos com testes de incerteza.