Ramon

Ramon Carlos Boebel
Coordenador de Laboratório

Estou extremamente satisfeito com a equipe da Labsoft, além do comprometimento com o projeto, gostamos da ética que os profissionais possuem.
Das melhorias percebidas com o myLIMS, sem dúvida, a redução de custos tem sido um dos benefícios mais importantes.

A empresa

A Acquaplant é uma empresa localizada em Joinville, Norte de Santa Catarina, especializada na venda e fabricação de equipamentos, tratamento e análises de água e resíduos sólidos. A empresa surgiu em abril 1990, com o desafio de implantar no mercado uma visão empreendedora para o tratamento de água. Para isso desenvolveu ao longo dos anos a visão horizontal. Ao atender um cliente, a Acquaplant realiza todo o mapeamento das necessidades, promovendo com isso, soluções maximizadoras e não pontuais de um problema.

Com o myLIMS o tempo de recebimento de coleta teve uma redução de 80%.”
A situação

O software utilizado anteriormente pela Acquaplant tinha um processo adequado, porém a coleta manual deixava margem para erros de transcrição, rasuras no papel e perda de informações, o que ocasionava muito tempo gasto desnecessariamente.

Os responsáveis pela Acquaplant conheceram o myLIMS versão desktop há cerca de 4 anos, porém, na época, acabaram optando por esse outro sistema devido ao custo. Anos mais tarde, na Feira Analitica 2015, conheceram o myLIMS web, a versão do software hospedado na nuvem, com custo mais atrativo e rápido retorno de investimento. Outro benefício que chamou a atenção da Acquaplant foram os gráficos apresentados no portal, fator decisivo para a contratação do myLIMS.

A solução e seus benefícios
A grande vantagem de implantar o myLIMS web foi o tempo de implantação, em apenas 40 dias entramos em uso oficial.”

Nas palavras do coordenador Ramon: “No processo de implantação na Acquaplant um dos funcionários se desligou da empresa, e, mesmo assim, foi possível suprir suas atividades com o myLIMS. Acredito que com o decorrer do tempo a capacidade poderá ser aumentada sem aumentar o custo direto de pessoas.”

A primeira grande melhoria no processo foi a possibilidade de integrar a Acquaplant com a Zínia que são empresas do mesmo grupo. Essa integração possibilitou o aumento de prospecções e novos negócios, além de trazer ganhos financeiros significativos. A relação entre o laboratório e departamento comercial ficou mais dinâmica e otimizada.

O uso do DAQ proporcionou a economia de tempo nas rotinas de controle da qualidade, revisão de amostra e cromatografia, além do mais, está previsto uma melhoria impactante no setor de qualidade.

A rastreabilidade foi outro grande ganho: visualizar a possibilidade de negócios, localizar e pontuar erros são alguns dos resultados obtidos nesse quesito.

Com o myLIMS o tempo de recebimento de coleta teve uma redução de 80%. Com a economia de tempo foi possível redirecionar as funções dos funcionários, como por exemplo realizar análise crítica, ao invés de digitar resultados.

Os benefícios também foram refletidos nos clientes da Acquaplant e já trouxeram um feedback positivo: com a fácil acessibilidade ao Portal o processo tornou-se mais dinâmico e incentivou a equipe a monitorar as amostras com maior agilidade, para que o cliente não fique esperando. Além disso, a utilização do tablet no processo de amostragem trouxe mais profissionalismo e credibilidade para essa etapa.

Por fim, o uso do myLIMS resultou na melhoria da qualidade do produto entregue aos clientes da Acquaplant.

Confira a 2ª fase do projeto