Lucas Bona

Lucas Grein Bona
Qualidade

O myLIMS nos foi apresentado como uma solução extremamente completa e confiável. Além de ser baseado na nuvem, com segurança de servidores internacionais, nos permite acesso imediato as informações do laboratório. Dois destaques para nós são o aplicativo Mobile Coleta e a fácil rastreabilidade das atividades, o que facilita o trabalho de toda a equipe.”

A empresa

Fundada em 1992 com objetivo inicial de atender a uma demanda de controle da qualidade de alimentos armazenados nos portos de Vitória e Vila Velha, no estado do Espírito Santo, a Agrolab, ao longo de anos de experiência, desenvolveu outros serviços sempre no intuito de satisfazer as necessidades dos seus clientes no Controle da Qualidade de seus produtos e no atendimento às exigências dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente.

Atualmente, a Agrolab realiza análises microbiológicas e físico-químicas de alimentos, águas, efluentes, solos, fertilizantes, bebidas e produtos químicos, estudos e projetos ambientais, assim como consultorias nas mais diversas áreas da engenharia, química, biologia e farmácia.

Situação prévia

A realidade da Agrolab anteriormente ao myLIMS envolvia o uso de planilhas de Excel e um sistema não especializado em rede local para controle de todo o processo do laboratório, o que dificultava a rastreabilidade das informações. Havia uma grande dependência de programadores para executar tarefas simples, como revisão de documentos, manutenção e backup do sistema.

Não havia uma padronização de documentos e propostas comerciais e a coleta e recebimento de amostras exigia o preenchimento de protocolos de forma manual, algo passível de falhas de digitação. Para aumentar a confiabilidade dos processos e alcançar a NBR ISO/IEC 17025, a Agrolab iniciou o uso do software myLIMS em 2018.

Benefícios

O sistema proporcionou uma série de benefícios à Agrolab, entre eles:

  • Redução de 65% no uso de papel em todos os setores da empresa;
  • Aplicativo Mobile Coleta eliminou a necessidade de papel na coleta e recebimento de amostras;
  • Garantia de atendimento aos requisitos da ISO 17025:2017;
  • Rastreabilidade e segurança das informações de amostras, análises e propostas comerciais;
  • Controle de soluções e reagentes no sistema, com baixa automática dos insumos durante a digitação dos dados brutos da análise;
  • Padronização dos documentos emitidos pelo laboratório;
  • Sistema na nuvem permite acesso remoto facilitado.