Além da rastreabilidade e maior facilidade na gestão das coletas e análises, o principal benefício para nós foi poder subir os relatórios diretamente para o Sisagua. O processo, que antes exigia 1 semana de trabalho, agora leva em torno de 3 horas para conferir e enviar. Com isto, nunca mais houveram atrasos nas entregas dos relatórios.”
A empresa
Responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba é uma empresa da Aegea Saneamento, uma das maiores do segmento privado de saneamento no país. Junto à Campo Grande, as unidades da Aegea atendem mais de 8,9 milhões de pessoas em 57 cidades, do norte ao sul do Brasil.
A Águas Guariroba é responsável pela gestão dos serviços de captação, adução, produção, tratamento e distribuição de água potável, bem como a coleta, afastamento, tratamento e disposição final dos esgotos. Atualmente, o abastecimento de água na cidade chegou aos 99,9% de cobertura e a coleta de esgoto ultrapassa os 80%.
O Laboratório de Monitoramento de Qualidade da Água da empresa de saneamento Águas Guariroba tem 15 parâmetros e o processo de retirada (coleta) de amostras acreditados, de acordo com os requisitos da norma ISO/IEC 17025 pela Comissão Geral de Acreditação do INMETRO desde 2016.
Situação prévia
“Até novembro de 2019, utilizávamos um sistema desenvolvido para nossa empresa – que não possuía suporte para manutenção e já necessitava de atualizações – e ainda convivíamos com muitos registros em papel”, afirmou Vera Lucia Sandim, gestora do laboratório e integrante da equipe há mais de 20 anos.
A ausência de um sistema confiável para gestão das informações tornava a rastreabilidade mais trabalhosa. Outro grande obstáculo deste sistema era a geração de relatórios para o Sisagua, que era feita a partir de modelo antigo e não existia uma integração para envio dos dados. Segundo Vera, isso obrigava a equipe a transcrever manualmente todos os 79 relatórios no Sisagua, o que consumia em torno de 1 semana de trabalho todos os meses.
Diante dessas dificuldades, a Águas Guariroba buscou um software robusto que pudesse garantir a segurança e a rastreabilidade dos dados, que permitisse a utilização tanto pelos laboratórios, quanto pela operação das ETAs e ETEs e que tivesse integração com o Sisagua para envio dos relatórios diretamente ao sistema.
Benefícios
Ao escolher o sistema myLIMS, a empresa pôde contar com:
1 semana a mais por mês, graças a integração com o Siságua;
Plano de amostragem e programação de coletas online;
Centralização das informações de coletas e análises, garantindo rastreabilidade;
Geração rápida e segura de todos os relatórios necessários;
Redução drástica dos registros em papel;
Suporte técnico prontamente disponível e atualizações contínuas do sistema.