Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues
Coordenador do Laboratório de Controle de Qualidade

Estabelecemos como metas a redução do tempo de emissão de laudos para a fábrica e a eliminação do uso de papel. O myLIMS foi essencial para que conseguíssemos atingir estes objetivos, e dado o ganho que tivemos, além dos projetos associados ao myLIMS que temos em outros departamentos, hoje não é possível imaginar um retorno aos logbooks e registros em planilhas.”

 

A empresa

A Baruel foi fundada pelo farmacêutico Francisco Nicolau Baruel em 1892, no centro da cidade de São Paulo. A Farmácia Baruel, também conhecida como Casa Baruel, evoluiu de comércio farmacêutico para indústria no decorrer dos anos, atuando no setor de higiene doméstica, higiene pessoal e cosméticos.

Hoje, há mais de 120 anos no mercado, a Baruel é líder no segmento de cuidados com os pés e tem seus produtos distribuídos em mais de 170 mil pontos de vendas em todo o país. Ao longo dos anos, a empresa cresceu e fortaleceu os seus valores com um único objetivo: promover o bem-estar do seu consumidor, oferecendo produtos de alta qualidade a preços acessíveis.

Equipe da Baruel na campanha #ProteçãoSolidária, criada com objetivo de promover conscientização sobre os perigos da covid-19 e fornecer itens básicos de higienização em comunidades mais carentes.

A situação

O laboratório de controle de qualidade da Baruel é responsável pela análise de aproximadamente 5000 parâmetros/mês, distribuídos entre matérias primas, produtos acabados e produtos semiacabados.

Todos os registros de análise eram feitos nos tradicionais logbooks – em papel – e em planilhas de controle paralelas. Além do desperdício de tempo gerado pela transcrição de dados, havia uma grande dificuldade na rastreabilidade dos resultados e isso era especialmente evidente em momentos de auditoria.

A equipe da Baruel estabeleceu metas para melhoria dos processos no laboratório, entre eles a eliminação do uso de papel e a redução no tempo de emissão de laudos para a fábrica. No mapeamento inicial com o myLIMS, foi possível verificar que o sistema atenderia esta demanda e a contratação foi feita.

Benefícios

Entre os diversos benefícios trazidos pelo myLIMS ao controle de qualidade da Baruel, puderam-se verificar:

  • Redução de mais de 40% no tempo de emissão dos laudos de produtos acabados (de 50 minutos a menos de 30 minutos por lote);
  • Eliminação de 60% no uso de papel;
  • Geração de relatórios gerenciais diretamente pelo sistema;
  • Acompanhamento das análises e seus resultados em tempo real;
  • Total rastreabilidade dos equipamentos utilizados nas análises;
  • Maior motivação da equipe de analistas, que ganhou tempo para interagir melhor com os processos.