Richard

Lucas Barreto Correa
Diretor Executivo

Com a certeza de que novas tecnologias poderiam ser grandes aliadas na busca pela acreditação na ISO 17025, não hesitamos em procurar o que existia de melhor em sistemas de gerenciamento de informações de laboratório, e após um benchmarking dos líderes do mercado, optamos pelo myLIMS devido a sua completude, que atende o laboratório de forma global.”

A empresa

Localizada no município de Aracruz, no Espírito Santo, a BIOENV é especialista em análises biológicas e ecotoxicológicas e desenvolve diversos projetos de monitoramento ambiental em empreendimentos multinacionais por todo o Brasil.

Fundada em 2008, a BIOENV é acreditada na ISO 17025 e conta com uma equipe multidisciplinar que inclui doutores e mestres da área da biologia, oceanografia e química, atuando em diversos empreendimentos como portos e industrias de mineração, petróleo e celulose.

Situação prévia

Antes do myLIMS, a gestão de todos os processos da BIOENV dependia de planilhas, o que acarretava maior tempo despendido dos nossos colaboradores“, afirma Lucas Barreto Correa, CEO da empresa.

A difícil rastreabilidade das amostras era, naquele momento, um dos maiores gargalos na gestão da empresa. O processo dependia de um trabalho manual de contagem e triagem, desde o recebimento até o direcionamento ao laboratório, o que gerava um volume desnecessário de trabalho e aumentava significativamente as chances de erro, além de tornar o processo de auditoria muito mais complexo.

Com o crescimento da empresa, tornou-se imprescindível o uso da tecnologia para otimizar os processos do laboratório e possibilitar a conquista de um objetivo fundamental para a BIOENV: a acreditação na norma ISO/IEC 17025.

Benefícios

A implantação do sistema trouxe melhorias que auxiliaram na obtenção da acreditação, entre elas:

  • Rastreabilidade completa das amostras e dados analíticos;
  • Maior organização e centralização dos documentos e processos internos;
  • Eliminação do uso de planilhas no laboratório;
  • Geração automática dos relatórios de análise e consulta via Portal online.

Esta evolução garantiu um aumento de mais de 30% na produtividade da equipe.