André Monutti

André Monutti
Engenheiro Químico
da Aquapolo

Durante o processo de implantação do myLIMS, observamos a pro atividade e disponibilidade da equipe Labsoft, que demonstrou conhecimento o suficiente para configurar o myLIMS ao Aquapolo. A flexibilidade de adaptação às nossas necessidades, as ferramentas gráficas que facilitam o gerenciamento do laboratório, a rápida aquisição de dados laboratoriais e a possiblidade de integração com demais sistemas, fizeram do myLIMS hoje, um “funcionário” do laboratório do Aquapolo, um facilitador da gestão laboratorial.

A empresa

A Aquapolo Ambiental S.A. é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e pela BRK Ambiental – empresa de engenharia ambiental da Organização BRK Ambiental.

Trata-se de um projeto inovador e sustentável capaz de produzir água de reúso para fins industriais, destinada ao Polo Petroquímico do ABC paulista. Com isso, o Aquapolo gera uma economia importante de água potável, equivalente ao consumo de uma cidade de 500 mil habitantes, como Diadema, melhorando a qualidade de vida da população da região. Este é um dos dez maiores empreendimentos do gênero no mundo, inédito no Brasil e emprega o estado da arte em tecnologia de tratamento de efluentes e geração de água de reúso, que é produzida a partir de esgoto processado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) ABC.

Flexibilidade, rastreabilidade e ganho de tempo se destacam no myLIMS.”
A situação

O Aquapolo teve a peculiaridade de praticamente iniciar a implantação do myLIMS simultaneamente à operação. No curto espaço de tempo sem a presença do myLIMS, o processo era basicamente realizado por planilha Excel™. Dessa forma, o gerenciamento de dados e a elaboração de indicadores e gráficos exigiam mais tempo.

Com este processo até então, não havia grande rastreabilidade e históricos de dados poderiam ser perdidos, além de não ser possível ao cliente do Aquapolo ter acesso imediato aos resultados.

A solução

Após uma demonstração do myLIMS aplicada à realidade do Aquapolo, foi possível evidenciar os benefícios que o sistema era capaz de oferecer, confrontando então as necessidades que o laboratório tinha no momento, com as soluções oferecidas pela Labsoft.
Assim o myLIMS foi o software licenciado pelo Aquapolo devido a aderência evidenciada e também pela confiabilidade que já existia no myLIMS, pois o sistema também é utilizado em outras unidades da BRK  Ambiental.

Automação da comunicação do laboratório com a operação, tornando o processo mais ágil e confiável.”
Benefícios

Hoje com a implantação do myLIMS as amostras do processo de tratamento (permeado, primário, secundário e lodo) são registradas, e o myLIMS gera automaticamente as amostras de acordo com os planos de amostragem. Um laboratório terceirizado então, registra diretamente no myLIMS os resultados das análises, garantindo assim total rastreabilidade.
Há também a utilização de um modelo de Supervisão para os clientes, onde é possível acessar o myLIMS e visualizar gráficos com tendência dos parâmetros da operação.

Agora com o myLIMS pode-se observar diversos benefícios, podendo destacar:

  • Gestão laboratorial através dos módulos de publicação e supervisão;
  • Integração com MES, facilitando gerenciar os resultados da operação e permitindo analisar em paralelo dados de laboratório com dados on-line;
  • Facilidade no gerenciamento do laboratório através da rápida aquisição de dados laboratoriais e estatísticos do processo;
  • Através do processo automático, é possível controlar os planos de amostragem e garantir sua realização conforme propostos;
  • Redução de transcrição de dados e erros associados;
  • Automação da comunicação do laboratório com a operação, tornando o processo mais ágil e confiável;
  • Redução de tempo no cadastro e geração de indicadores e gráficos de resultados de amostras.