Ricardo Waragai Antunes
Clariant Latin America
Com o auxílio do myLIMS foi possível, para o laboratório ambiental do site Suzano, obter a acreditação na ISO 17025, norma conhecida, entre outras coisas, pela sua exigência no controle da rastreabilidade dos dados analíticos. Atualmente a ferramenta está presente em vários laboratórios na América Latina. Além das unidades do Brasil, já estão em uso oficial duas unidades no México, uma na Argentina, uma na Colômbia, uma na Venezuela e uma no Chile.”
A empresa
A Clariant é uma empresa líder mundial em especialidades químicas, com sede em Muttenz – Suíça, e mais de 100 unidades industriais e comerciais nos cinco continentes, onde trabalham cerca de 16.200 colaboradores. A Clariant ocupa essa posição de destaque graças à preferência dos clientes pelos produtos e serviços inovadores, desenvolvidos sob medida para atender às necessidades atuais e futuras dos mais diversos setores e mercados.
As operações na América Latina tem base no Brasil, a partir de onde se coordena as atividades das unidades, centros tecnológicos e filiais de vendas distribuídas nos países: Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Venezuela.
A Clariant escolheu o myLIMS para unificar seus laboratórios no Brasil e América Latina.”
A situação
Os registros das medições e informações dos dados de análises eram realizados através de planilhas de Excel™ e outros sistemas. A gestão do laboratório, era, em geral, feita manualmente.
Notavam-se importantes oportunidades de melhorias no processo laboratorial que poderiam oferecer resultados cada vez mais confiáveis e em menor tempo aos operadores e gestores de produção. Tais oportunidades eram, em linhas gerais, relacionadas ao registro manual de dados brutos, cálculo de resultados e melhor aderência de forma simples aos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025.
A tarefa que levava 4 horas para ser realizada passou a ser executada em apenas 10 minutos com o uso do myLIMS.”
A solução
O projeto inicial de implantação do myLIMS no site de Suzano visava atender os laboratórios de Controle de Qualidade (Unidades de Negócio Industrial & Consumer Specialties), Meio Ambiente e Desenvolvimento Analítico. Para isso foram licenciados os seguintes módulos do myLIMS: Módulo básico, Insumos, Equipamentos, Estabilidade, DAQ e Corrida Analítica. Além disso, foi desenvolvido um módulo especial de interação com a equipe de produção que permite a solicitação e acompanhamento da situação das amostras e visualização de resultados analíticos em tempo real.
A implantação do sistema iniciou-se no Laboratório de Meio Ambiente, que buscava a acreditação na norma ISO 17025, levando aproximadamente 3 meses e posteriormente nos laboratórios de Controle de Qualidade e Desenvolvimento Analítico que foi realizada em 6 meses.
O myLIMS trouxe muita agilidade no levantamento de informações para confecções de relatórios e controles de performance (KPIs), o que é muito importante no gerenciamento do laboratório.”
Benefícios
Com o myLIMS, foi possível automatizar o registro de dados, realizar cálculos matemáticos diretamente no sistema, e, consequentemente, evitar erros associados ao processo. O sistema implantado está adequado aos requisitos da NBR ISO/IEC 17025 oferecendo rastreabilidade, segurança, confidencialidade e integridade dos registros. “O sistema nos proporcionou maior confiabilidade nos cálculos dos resultados e uma troca de informação mais eficiente entre o laboratório e as plantas produtivas”, ressalta Ricardo Waragai Antunes.
Em resumo, atualmente a Clariant dispõe de uma ferramenta que proporciona agilidade na troca de informações e rastreabilidade em relação aos processos de gestão de dados. Após a implantação do sistema myLIMS nos laboratórios da Clariant Latin America, foram alcançados os seguintes resultados:
- Redução significativa no tempo de geração dos relatórios gerenciais. A tarefa que levava 4 horas para ser realizada passou a ser executada em apenas 10 minutos;
- Redução de 30 minutos para 1 minuto na emissão de laudos para o laboratório Ambiental;
- Redução do tempo de aquisição de dados dos equipamentos ICP e CG/MS. Antes era necessário aproximadamente 1h50 para transferir e conferir os dados do software de cada equipamento, e agora em 15 minutos é possível realizar todo esse processo;
- Creditação da ISO 17025 no laboratório ambiental no site Suzano e expansão da ferramenta para vários laboratórios na América Latina;
- Eliminação de praticamente todo papel utilizado nos laboratórios;
- Eliminação total dos cálculos de análises.