Javier Cabrera

Javier Cabrera
Diretor de Infraestrutura

O sistema atende integralmente o processo, garantindo melhor gestão e eficiência operacional a todos os níveis da empresa e é uma ferramenta fundamental para o suporte dos registros do sistema de qualidade já que todos os laboratórios da Corplab contam com certificações e credenciamentos ISO.

 

Melhor gestão e maior produtividade às unidades do Brasil e América Latina

Criada há mais de 15 anos, a Corplab é um grupo de renome internacional que fornece análises químicas ambientais. Seus laboratórios com sede na Argentina, Equador, Brasil e Peru, possuem certificados nas normas ISO 9001 e 14001, OHSAS 18001 e técnicas acreditadas na ISO 17025.

Ao longo dos anos adquiriu o laboratório Engequímica na Bahia para atender a demanda da região nordeste do país e a ESAAT em São Paulo, que é uma empresa especializada em serviços de análises de emissões atmosféricas e qualidade do ar.

A situação

Antes da implantação do myLIMS, a empresa trabalhava com planilhas de Excel™, que eram pouco produtivas, davam abertura a erros de digitação e perda de dados, além disso, as informações estavam em diferentes servidores locais, contendo dados parciais de cada uma das unidades e salvos em diferentes formatos de arquivos.

Tal condição não permitia a empresa utilizar todo o potencial produtivo da equipe e infraestrutura analítica instalada nos laboratórios, bem como dificultava a gestão das diversas unidades no Brasil e América Latina.

A solução

Comparando várias opções disponíveis nos países onde a empresa atuava, a Corplab optou pelo myLIMS devido sua forte presença no mercado brasileiro e ser referência para os laboratórios ambientais.

A solução implementada contemplou o gerenciamento do relacionamento com o cliente, emissão de propostas comerciais, planejamento de coletas, geração de etiquetas dos frascos e preservantes, recebimento das amostras, distribuição das tarefas entre unidades e laboratórios, registro de dados brutos, integração com equipamentos de análise, cálculo dos resultados e a emissão dos laudos analíticos.

Por meio de um datacenter, foi possível obter acesso via Terminal Service ao myLIMS entre as diferentes unidades com excelência e praticidade na língua local (português e espanhol), o que é essencial para muitos clientes que possuem informações importantes e sigilosas, necessitando armazenar esses dados com maior segurança e acessibilidade.

Benefícios

Após o processo de implantação do myLIMS, a Corplab atingiu diversos ganhos significativos, onde destacam-se:

  • Unificação das informações de todas as unidades em uma só base de dados, podendo acompanhar a evolução dos indicadores de amostras recebidas, publicadas, faturadas, entre outros, garantindo assim melhor gestão do negócio;
  • Atualmente, os processos das diferentes unidades são padronizados e seguem o mesmo fluxo produtivo, o que ajuda na identificação de “gargalos”;
  • O sistema permite gerar diferentes relatórios, o que possibilitou a gestão de todos os níveis da organização, desde a operação e supervisão do laboratório até a alta gerência;
  • Possibilitou, sem grande impacto em equipe e infraestrutura, os seguintes resultados:
    • Aumento de até 150% na produtividade de amostras analisadas em algumas unidades;
    • Aumento de 120% no número de propostas comerciais emitidas, o que proporcionou mais capacidade de atendimento a equipe de vendas.