Rodrigo Cuqui
Analista de sistemas
Com o myLIMS em operação no dia a dia, é possível observar que de fato o software resultou em benefícios e ganhos para o laboratório, como a rapidez na transcrição de resultados, revisão dos resultados obtidos, rastreabilidade das amostras e a significativa redução nos erros de digitação. Além disso, ganhamos muito no gerenciamento de entrada de amostras no laboratório e padronização dos relatórios de ensaio.
A empresa
A CTQ foi fundada em fevereiro de 2000 e abriu seus horizontes para todo o Brasil atendendo praticamente todo o território nacional e com sua alta tecnologia, podendo operar também em todos os países da América Latina, atuando em análises químicas, terceirização de laboratórios e soluções para problemas ambientais.
Com a Certificação ISO 9001/2008 e ISO/IEC 17025:2005, se tornou uma empresa de referência na prestação de serviços em análises químicas.
Com a utilização do myLIMS foi possível obter um aumento de 28% nas análises com o mesmo número de funcionários.”
A situação
Antes da implantação do myLIMS, a CTQ utilizava um software desenvolvido em Access™ onde controlava todo o processo das análises realizadas no laboratório químico. Com o crescimento acentuado da empresa, o sistema antigo começou a ficar sobrecarregado e observou-se a necessidade de encontrar no mercado, um novo software para poder reestruturar o sistema de produção, atendendo então às novas necessidades.
A solução
Foram efetuadas pesquisas com diversos softwares disponíveis no mercado e o myLIMS se destacou pela facilidade de transcrição automática dos dados dos equipamentos de análise (DAQ) e também pela maior disponibilidade de recursos, como relatórios gerenciais e economia em papel. Além de oferecer módulos que auxiliam para a total automatização do laboratório.
Rapidez e eficiência são marcas registradas do myLIMS.”
Benefícios
Com a implantação do myLIMS, tivemos várias melhorias, tais como:
- Agilidade na entrada e envio de dados;
- Geração de Modelos de documentos;
- Rastreabilidade das informações;
- Melhoria na distribuição e controle das análises todas seguindo o mesmo fluxo;
- Redução de 40% do consumo de papel;
- Novos controles e gráficos para analisar e gerenciar todo o laboratório;
- Gerenciamento de fluxos de trabalho (workflow) flexível que permite controlar todas as demais atividades não analíticas;
- Armazenamento das informações referentes à rotina de coleta das amostras;
- Gerenciamento das amostras de controle de qualidade analítica;
- Configuração dos tipos de preservantes e embalagens adequadas para preservação e acondicionamento da amostra para cada método de análise;
- Controle de rastreabilidade dos equipamentos laboratoriais;
- Gerenciamento de documentos;
- Gerenciamento completo dos padrões, reagentes, meios de cultura e consumíveis em geral;
- Ganho de tempo na entrega de relatórios, observado em 1/3 menor;
- Aumento de 28% nas análises com o mesmo número de funcionários.