Vanessa Ganança

Vanessa Ganança
Líder do Laboratório
de Orgânica

O pessoal da Labsoft me surpreendeu em relação à capacidade de entendimento da nossa realidade e necessidades, nos proporcionando, ao final de poucos meses, um sistema que dá acesso a todas as informações de forma simples e rápida. Não consigo imaginar como seria nosso trabalho sem o myLIMS com o atual volume de tarefas.

A empresa

Pertencente ao grupo L.A. Falcão Bauer, o laboratório de prestação de serviços de análises de controle de qualidade nas áreas química, físico-química, bromatologia e controle tecnológico de materiais para construção civil, analisa amostras de qualquer procedência e tipo, entre elas: alimentos, fármacos, pesticidas, metais, produtos químicos orgânicos e inorgânicos em geral, etc.

Na área química, tem entre seus principais clientes a Alfândega do porto de Santos – principal porto do Brasil – para o qual presta serviços de análises de auxílio à fiscalização aduaneira, apoiando na caracterização dos produtos que entram e saem do Brasil.

Tecnologia Labsoft promove melhor gerência laboratorial e centralização de dados.”
A situação

Com a conquista do contrato de prestação de serviços para a alfândega, a L.A. Falcão Bauer teve a necessidade de implementar um sistema que permitisse atender com agilidade o rápido crescimento do número de amostras. A tecnologia deveria, ainda, ter flexibilidade para configurar e adequar o sistema às novas demandas de análise. “As únicas certezas no nosso caso são: nunca teremos uma rotina e que sempre teremos de realizar novas análises a cada dia”, enfatizou Janete Roza da Silva Pereira, Gestora do Laboratório.

As peculiaridades do laboratório implicavam na necessidade de um sistema que conseguisse aliar uma visão ágil e simples de todos os dados relacionados às amostras a uma grande flexibilidade para configurar novos parâmetros e seus métodos de cálculo de resultados.

Redução de praticamente 100% no tempo de geração dos relatórios gerenciais. A tarefa que levava cerca de quatro dias para ser realizada passou a ser executada em minutos.”
A solução

Após avaliar os sistemas disponíveis no mercado, a L.A. Falcão Bauer selecionou o sistema myLIMS da Labsoft para gerenciar e automatizar as tarefas de várias áreas: registro e controle de coletas, com a geração de fichas e etiquetas com código de barras, recebimento das amostras e atribuição das análises, distribuição das tarefas de análise aos analistas, cálculo dos resultados de análise, geração dos laudos de análise e consolidação de dados e geração dos relatórios gerenciais, que tomavam dezenas de horas de trabalho de pelo menos dois profissionais ao final de cada mês.

Benefícios

Após o processo de implantação, que durou cerca de 90 dias, foram atingidos os seguintes resultados:

  • Redução de cerca de 50% no tempo de registro, geração dos documentos e etiquetas para coleta de amostras;
  • Redução de 30% a 80% no tempo para atribuição de análises e distribuição das tarefas aos analistas;
  • Redução do tempo na geração dos laudos de análise em cerca de 20%;
  • Redução de praticamente 100% no tempo de geração dos relatórios gerenciais. A tarefa que levava cerca de quatro dias para ser realizada passou a ser executada em minutos;
  • Melhor gerência do laboratório e uma visão geral e centralizada de todos os dados, permitindo que a qualquer instante seja possível verificar e monitorar as pendências, prioridade de coleta, recebimento, análise, emissão de laudos, etc;
  • Confiabilidade, segurança e rastreabilidade das informações, pois todos os registros têm seu responsável e data de edição detectados automaticamente pelo sistema;
  • Eliminação total dos erros de cálculos de análise.