Janaina Francielle Ribeiro
Especialista Operacional

A GS Inima encontrou na Labsoft uma parceira para suas necessidades laboratoriais. O myLIMS trouxe maior confiança para nossos resultados, facilitando a comunicação do laboratório com o setor operacional, e principalmente, vem ajudando na comunicação com o nosso cliente. Sua principal característica é atender a todos os setores de uma maneira personalizada, suprindo assim as necessidades particulares de cada usuário.

A empresa

A Ambiental Jeceaba, localizada no município de mesmo nome, em Minas Gerais, presta serviços de operação e manutenção nas áreas de captação e tratamento de água, recirculação e tratamento de efluentes, rebaixamento e distribuição de energia elétrica, além da gestão de resíduos gerados na Usina da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil (VSB).

A estação opera o sistema de captação, no Rio Camapuã, e tem capacidade para tratar até 1.000 m³ de água por hora. Desse total, 870 m³/h são destinados à água industrial, 80 m³/h para produção de água desmineralizada e 50 m³/h são destinados para produção de água potável. Os serviços incluem, ainda, a operação e manutenção da rede de esgoto e das sete Estações Elevatórias, contemplando um total de 13.966 metros de tubulação. Pelo sistema circulam 24 mil m³ de água por hora, sendo que 98% água de reuso. São tratados 75 m³/h de efluentes industriais e sanitários e capacidade mensal de armazenamento de resíduos é de 27 mil toneladas.

Situação prévia

A empresa estava em fase de comissionamento e o laboratório central em construção quando levantou-se a necessidade de buscar um sistema de gestão laboratorial que atendesse as necessidades do processo, visando o aperfeiçoamento, aumento da credibilidade dos resultados e maior facilidade na gestão das informações.

Através de vários estudos de credibilidade, busca de opiniões e avaliação de diversos softwares disponíveis no mercado, optou-se pelo sistema myLIMS, que apresentou uma boa aceitação de seus usuários e confiabilidade de seus registros.

Benefícios

Hoje o cenário é outro. Entre muitos benefícios, pode-se destacar:

  • Nítida melhora na obtenção de dados;
  • Automatização na construção de relatórios analíticos para o cliente final;
  • Acesso às informações de uma maneira segura, rápida e fácil em toda a unidade;
  • Fidelidade dos dados obtidos, pelo fato de estarem centralizados em apenas um software;
  • Padronização nas execuções das tarefas analíticas e rotina laboratorial;
  • Geração automática do parecer da amostra, evidenciando parâmetros que não estão conforme com os limites de especificação, bem como a quais portarias ou legislações ela está adequada ou não.