Eduardo Fontoura

Michelle Resende Garcia
Técnica em Laboratório

O myLIMS trouxe informatização e melhoras expressivas nos processos do laboratório, integrando-se com equipamentos para registro automático das análises, reduzindo o trabalho administrativo manual, aumentando a qualidade das análises e a produtividade dos operadores.

Confira o depoimento do Gestor do Laboratório Ademir Silva Januário:

A empresa

Em operação desde 1976, a empresa é uma das três maiores produtoras de nióbio do mundo e exporta cerca de quatro mil toneladas de ferro-nióbio por ano para as principais siderúrgicas da América do Norte, Europa e Ásia. A planta industrial e a mina de nióbio estão localizadas nos municípios de Ouvidor e Catalão, respectivamente.

O nióbio é fundamental para a produção do aço de alta resistência usado na fabricação de automóveis, na construção civil, nas indústrias naval e aeroespacial, entre outras aplicações.

myLIMS garante o gerenciamento das análises do laboratório, controles de QAQC, insumos e intervenções de equipamentos.”
A situação

As análises do laboratório eram controladas através da transcrição dos dados das fichas de análise em diversas planilhas em Excel™, desenvolvidas com macros que exportavam os resultados para um banco de dados SQL. Esta solução interna estava vinculada às planilhas – sempre preenchidas ao final de cada turno de trabalho – e não possibilitava uma otimização desses arquivos. O processo dificultava a centralização das informações laboratoriais e industriais, além de impossibilitar rastreabilidade nos processos químicos, de geologia e metalurgia.

Eliminação de transcrição manual de informações, o que possibilitou o aumento da produtividade dos analistas.”
A solução

O supervisor do laboratório das unidades de Nióbio conheceu o myLIMS através de uma visita realizada na empresa Clariant e ficou interessado na facilidade da ferramenta, nas possíveis integrações com outros sistemas e na interatividade de controles do software.

Algo que também contou como fator de decisão foi o fato da Labsoft ser uma empresa brasileira, com conceitos e tecnologias próprias de automação e informática, além da assessoria especializada com foco na otimização dos processos.

Foram realizadas:

  • Integração do myLIMS com o GDMS (Geologia), garantindo rastreabilidade e automação no processo;
  • Integração do myLIMS com o MES (Produção), garantindo rastreabilidade e automação no processo;
  • Integração com o raio X por meio do módulo myLIMS DAQ, evitando retrabalho e transcrição de resultados;
  • Implementação de todos os processos no sistema: geologia, metalurgia e químico, permitindo uma gestão unificada e centralizada;
  • Criação de relatórios específicos, reduzindo o tempo de elaboração dos mesmos.
Segurança, confiabilidade e agilidade na entrega e liberação de resultados.”
Benefícios

A rastreabilidade do ciclo de vida das amostras e a integração do sistema com equipamentos – realizando a coleta automática de dados – trouxe segurança, confiabilidade e agilidade na entrega e liberação de resultados, evitando a transcrição manual destas informações e aumentando a produtividade dos analistas, que desperdiçavam muito tempo com esse preenchimento. Após o uso dos controles do myLIMS, foram implementados gráficos e KPIs.