Alex Guimarães
Gerente da Qualidade
A Labsoft trouxe tranqüilidade em relação ao gerenciamento dos resultados e tem um importante papel na execução da estrutura analítica e técnica que a norma exige. A equipe do suporte é muito atenciosa e sempre nos atende de imediato, é difícil ver nos tempos de hoje empresas que tratam seus clientes com uma relação tão próxima, nos tratam muito mais do que clientes, mas como parceiro.
A empresa
Desde 1968 o SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, é responsável pela distribuição, tratamento e controle dos recursos de água e esgoto do município de Indaiatuba, interior de São Paulo, que tem aproximadamente 200 mil habitantes.
O SAAE garante a qualidade da água distribuída à população desde a saída das estações de tratamento até a entrada do imóvel. Através do seu laboratório de Controle de Qualidade, coleta diariamente diversas amostras que envolvem todas as águas utilizadas no município, a fim de monitorar o consumo e qualidade das águas, sempre preocupando-se com o desenvolvimento da cidade, e com sua qualidade de vida.
Redução de 100% dos papéis no laboratório em torno de 5 mil folhas/ano.”
A situação
O laboratório de Controle de Qualidade tinha um volume grande de trabalho e estava em seu limite de produtividade, desde 2006 o laboratório tinha um projeto de acreditação na norma ISO 17025.
Para se adequar a norma e ao aumento da demanda de trabalho seria preciso dobrar o número de analistas, foi ai que iniciamos uma procura por soluções de automação do laboratório.
“Achamos vários programas gerenciadores de laboratórios, o que diferenciou o myLIMS dos demais foi sua flexibilidade em se adequar a nossa realidade. Com os outros sistemas era preciso se adequar a forma de trabalho do software, diferente do myLIMS que se adéqua a nossa forma de trabalho”, ressalta o engenheiro Alex.
Aumento de 40% na produtividade do laboratório e aumento de 10 vezes no número de amostras analisadas.”
A solução
Para se adequar aos requisitos da ISO 17.025 e solucionar os problemas no controle de laudos, geração de relatórios, registros de amostras e o consumo excessivo de papel, a Labsoft implantou no laboratório de Águas do Controle de Qualidade do SAAE as seguinte melhoria:
- myLIMS Mobile, para realização das análises através de dispositivos móveis (tablets) eliminando em 100% o uso de papel dentro do laboratório, agilizando e eliminando erros e transcrições manuais na etapa de coleta e recebimento das amostras;
- O myLIMS integrou os laboratórios do SAAE organizando o fluxo de trabalho e eliminando os erros de cálculos e transcrições manuais, além de melhor gerenciar as informações unificando-as no sistema sem perder nenhum registro de informação.
Tecnologia Labsoft garante as informações exigidas pela ISO 17025.”
Benefícios
Assim que foi implantado o sistema foi possível ver os benefícios, com o mesmo quadro de funcionários em menos de um ano foi possível alcançar os seguintes benefícios:
- Redução de 100% dos papeis no laboratório em torno de 5 mil folhas/ano;
- Redução de 80% de erros durante o fluxo analítico;
- Redução do stress gerado com o volume de trabalho;
- Aumento de 40% na produtividade do laboratório e aumento de 10 vezes no número de amostras analisadas;
- Relatórios gerenciais que levavam 2 dias, hoje são feitos em 15 minutos;
- Redução de 2 horas por analista em cálculos manuais, hoje ao jogar os resultados o myLIMS faz o calculo automático em base nos métodos pré-cadastrados;
- Realocação de 2 colaboradores que faziam registros agora fazem análises;
- Com o myLIMS, houve ganhos significativos de rastreabilidade e segurança dos registros, pois não tem como perder nenhuma informação durante a etapa analítica. Outro ponto importante é que agora é possível uma visão geral do laboratório, onde é possível melhor gerenciá-lo e tomar as decisões de forma mais efetiva.