marcos-ceccatto

Valdário Júnior
Gerente Comercial

O myLIMS proporcionou a otimização de 70% do tempo nos setores da Solidus Ambiental, conferindo agilidade na entrega de relatórios aos clientes e possibilitando uma melhor organização por meio da segregação de atividades.”

A empresa

A Solidus Ambiental é uma empresa que atua na área de prestação de diversos serviços no que se refere ao tratamento de águas e efluentes domésticos ou industriais, com o intuito de agregar valores cada vez mais eficazes aos serviços prestados quer seja no âmbito institucional, industrial, pessoa física e/ou jurídica.

A situação

Um dos principais obstáculos enfrentados no laboratório da Solidus Ambiental era o método utilizado na realização dos cálculos das análises através de planilhas de Excel.

Outro ponto que costumava gerar transtornos era a redação manual dos laudos e o atraso na saída de resultados, o que implicava na demora na entrega dos relatórios de análises.

Otimização de 90% do tempo médio gasto com o recebimento e conferência das amostras (Redução de 1 hora para apenas 10 minutos). ”
A solução

Era necessário otimizar o processo do laboratório, bem como eliminar a possibilidade de erros na transcrição de dados e comprometimento na confiabilidade dos resultados.

Depois de buscas realizadas na internet para encontrar um software para laboratório, chegaram na solução proposta pela Labsoft, o myLIMS. Após uma visita realizada no laboratório Merieux  NutriSciences – Bioagri de Piracicaba, os gestores da Sólidus puderam comprovar de perto os benefícios proporcionados pelo myLIMS.

gmo Foto da equipe Solidus Ambiental
Benefícios

A implantação do myLIMS ocorreu em apenas 2 meses com o acompanhamento da equipe especializada dos consultores Labsoft, onde o sistema foi completamente adequado ao cotidiano do laboratório.

Levávamos a manhã inteira para levantar um indicador e agora realizamos em menos de um minuto.
Afirma Valdário Júnior, Gerente Comercial.
  • Otimização de 90% do tempo médio gasto com o recebimento e conferência das amostras (Redução de 1 hora para apenas 10 minutos);
  • Utilização de leitor de códigos de barras integrado ao sistema no laboratório e na recepção das amostras proporcionou um ganho de tempo considerável;
  • Redução de 2 pessoas para 1 no recebimento das amostras;
  • Todos os processos de revisão de análises tiveram uma economia de, pelo menos, 50% do tempo;
  • Tempo de entrega dos laudos reduzido de 7 dias para 2 dias úteis;
  • Redução do porcentual de amostras atrasadas na entrega de relatórios de análises de 50% para menos de 10%;
  • Eliminação de reclamações de clientes referente a atraso de entrega dos laudos;
  • Redução de 10% do uso de papel utilizado na Coleta.