Título do artigo:
Projeto PIMS do pátio de minérios – Uma poderosa ferramenta de apoio à manutenção

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar os principais aspectos do projeto PIMS no Pátio de Minérios da ArcelorMittal Tubarão. É citada no trabalho a filosofia de projeto adotada, bem como o escopo de criação das telas, baseadas em função da experiência dos profissionais da área e na criatividade do elaborador. Como conclusão, é feita uma reflexão das palavras chaves citadas na apresentação: “manutenção preditiva, inspeção, monitoração”, assegurando assim a redução da variabilidade dos processos produtivos da empresa e extensão da vida útil dos seus ativos e garantia da integridade física do homem.

INTRODUÇÃO
Cada vez mais as empresas são forçadas a adequarem os seus custos para se manterem competitivas no mercado. Diante deste cenário atual, a manutenção dos ativos da empresa é indispensável para a garantia da disponibilidade dos mesmos para a produção. A manutenção preditiva é um conceito novo e eficaz que vem de encontro com este contexto. Prever falhas e agir antecipadamente são algumas das vantagens das técnicas de predição. O mercado da manutenção preditiva tem crescido muito e poderosas ferramentas de monitoração são oferecidas às empresas. O PIMS (Plant Information Management System) é um bom exemplo de ferramenta preditiva. O grande desafio é saber qual a maneira mais eficaz de explorar estes sistemas de monitoração e este trabalho demonstra isto de forma muito pertinente.

O projeto nomeado “PIMS do Pátio de Minérios” foi implementado na área de Pátio de Matérias Primas da ArcelorMittal Tubarão e foi desenvolvido com a participação conjunta dos técnicos, especialistas e uma empresa contratada especializada em automação industrial. O seu objetivo principal é permitir o acompanhamento em tempo real de todas as variáveis de processo possibilitando ao usuário uma maior capacidade de diagnose antes da tomada de decisão.

As características principais deste projeto são evidenciadas abaixo:

  • Visualização geral do Pátio de Minérios numa mesma tela.
  • Possibilidade de acompanhamento de tendências de equipamentos.
  • Co-relacionamento entre variáveis como: a tensão, corrente, temperatura e vibração de motores.
  • Rápida visualização dos motivos das falhas a partir de links definidos.
  • Análise de falhas em rotas de forma através de subdivisão em áreas.
  • As telas foram desenvolvidas com o layout semelhante a tela de operação, de modo a possibilitar ao técnico maior agilidade na tomada de decisão. A estrutura do aplicativo permite que seja possível realizar abertura de outras telas, tendências, links e alarmes ao manusear o cursor sobre a tela gráfica, permitindo desta forma uma perfeita navegação sobre as diversas telas.

DADOS DOS AUTORES
Riberte Dias de Souza
ArcelorMittal Tubarão
[email protected]

Edílson Jose Machado Correia
ArcelorMittal Tubarão
[email protected]

Edson Ribeiro Neto
ArcelorMittal Tubarão
[email protected]