Título do artigo:
Testes de desempenho e interoperabilidade utilizando a Norma IEC 61850
Resumo:
O número de Sistemas de Automação de Subestações (SAS) que utilizam a norma IEC 61850 vem se expandindo, devido aos benefícios proporcionados pela sua aplicação, como interoperabilidade entre IEDs (Intelligent Electronic Devices), redução de custo na utilização de cabos de controle, flexibilidade na implementação de funções de proteção e intertravamentos. Neste trabalho, foram realizados testes de conformidade e desempenho de uma arquitetura montada em bancada, utilizando IEDs e switches de diferentes fabricantes. A metodologia apresentada possibilita a avaliação do comportamento das mensagens de alta prioridade (GOOSE), definidas pela norma, e a disponibilização de informações para outros sistemas (e.g. SCADA, PIMS, MES). O artigo apresenta e discute os resultados obtidos nos testes e a viabilidade da aplicação da norma IEC 61850.
INTRODUÇÃO
Os Sistemas de Automação de Subestações (SAS) sofreram evoluções expressivas nos últimos tempos. Impulsionados pelo desenvolvimento de dispositivos eletrônicos micro-processados, os equipamentos secundários das subestações saltaram de dispositivos eletromecânicos de proteção para os modernos IEDs (Intelligent Electronic Devices). Antes responsáveis apenas pelas funções de proteção, os IEDs mais atuais incorporam funcionalidades de monitoração, controle e seletividade lógica, além de realizar inúmeras medições na rede elétrica. A quantidade de informações disponibilizada por esses dispositivos levou à necessidade de uma integração de dados mais eficaz com os demais sistemas (e.g. SCADA, PIMS, MES). Essa necessidade eminente fez com que diversos fabricantes apresentassem soluções fechadas para o problema, utilizando protocolos proprietários e padrões próprios.
A norma IEC 61850 surgiu para unificar o padrão de comunicação dos IEDs e garantir o desempenho dessa comunicação, padronizando a estrutura dos dados e estabelecendo requisitos mínimos de tempo na troca de mensagens na rede. Essas características básicas garantem a flexibilidade e a confiabilidade de uma aplicação que utiliza a IEC 61850. Neste trabalho foram realizados testes em bancada de um sistema composto por IEDs e switches de diferentes fabricantes, objetivando a avaliação da aplicabilidade da norma e a comprovação do bom desempenho da comunicação entre os dispositivos.
DADOS DOS AUTORES
Allan de Oliveira Souto
Engenheiro Eletricista da VISION Sistemas Industriais, Belo Horizonte – MG
[email protected]
Gabriel Arthur Guieiro
Engenheiro de Controle e Automação da VISION Sistemas Industriais, Belo Horizonte – MG
[email protected]
Júlio de Paula Kierulff
Engenheiro Eletricista da VISION Sistemas Industriais, Belo Horizonte – MG
[email protected]
Leandro Freitas de Abreu5
Trainee de Controle e Automação da VISION Sistemas Industriais, Belo Horizonte – MG
[email protected]
Samuel Gonçalves Carvalho
Engenheiro de Controle e Automação da VISION Sistemas Industriais, Belo Horizonte – MG
[email protected]