Diante do paradoxo de fazer mais com menos, isto é, de aumentar a produtividade do laboratório, diminuir o tempo de resposta e oferecer resultados confiáveis com equipes cada vez mais enxutas, torna-se imprescindível o investimento em automação e informática para otimizar os processos laboratoriais que até hoje, em sua grande maioria, são muito manuais.
Em decorrência de um mercado cada vez mais competitivo e da alta exigência de qualidade, muitos laboratórios tiveram nos últimos anos um incremento significativo do número de amostras e das análises realizadas e, com a pressão pela redução de custos, reduziram suas equipes ou a mantiveram igual no melhor dos casos.
Também em função dos ambientes regulamentados por normas como a ISO 17025 e RDC 210, a carga de trabalho administrativo dos analistas aumentou drasticamente em função da necessidade de incremento de registros necessários para garantir e evidenciar a confiabilidade e rastreabilidade dos resultados gerados pelo laboratório.
Em resposta a isso, investiram em novas técnicas analíticas ou equipamentos que tornaram o processo de análise mais rápido e confiável. Entretanto, na maioria dos casos, todo este volume de medições e dados gerados continua sendo coletado, processado, gerenciado e armazenado de forma manual.
O investimento em automação e informática para coletar, processar, gerenciar e armazenar os dados brutos e as informações geradas pelo laboratório é cada vez mais importante dado o grande volume de registros necessários, aumento do volume de análises realizadas e reduzido corpo técnico.
Torna-se assim, indispensável ao laboratório da era da informação o uso de ferramentas que potencializem a redução de tempo em processos onde este possa ser reduzido sem comprometer a qualidade, tais como: transcrição de dados, consulta de informações, cálculo de resultados, geração de pareceres e elaboração de relatórios ou certificados de análise.
Sistemas para automação e informática laboratorial têm-se apresentado como alternativas viáveis para os laboratórios que precisam otimizar seus processos, porém a correta especificação, seleção e avaliação do retorno sobre o investimento são processos críticos para um bom investimento e resultados positivos no dia-a-dia do laboratório.
Os sistemas deste tipo, comumente chamados de sistemas LIMS (Laboratory Information Management System), são softwares altamente especializados para uso em laboratórios.
O fluxo acima demonstra de forma simplificada as funcionalidades deste tipo de sistema. O gerenciamento do ciclo de vida das amostras, tarefas de análise e informações através do processo de registro de amostras, distribuição de tarefas no laboratório, obtenção e processamento de resultados, publicação dos resultados finais e módulos de apoio.
O fluxograma acima possibilita a visualização das seguintes etapas do processo:
As possibilidades são inúmeras em virtude das opções e tecnologias disponíveis atualmente, portanto torna-se fator crítico para o sucesso de qualquer projeto a correta avaliação do retorno sobre o investimento.
Atualmente a avaliação do retorno sobre os investimentos realizados ou a realizar é uma realidade, quer seja por definição da empresa, quer seja como ferramenta para justificar que determinado projeto tem mais importância que outro, porque no final das contas o objetivo de qualquer investimento é gerar benefícios para a organização, sejam estes financeiros ou não financeiros.
Retorno sobre o investimento ou “Return on Investment (ROI)” pode ser facilmente explicado como o retorno sobre determinado investimento realizado e contabilizado em meses, a fim de amortizar o valor investido. Em outras palavras: É o retorno em termos de faturamento ou economia para cada real investido.
Em primeiro lugar é importante deixar claro que o ROI de um projeto em uma empresa, provavelmente nunca será igual ao ROI de o mesmo projeto em outra empresa, pois certamente as oportunidades são similares, mas dificilmente iguais e isto pode fazer toda a diferença na avaliação da lucratividade em um projeto de automação e informática laboratorial.
A composição do retorno financeiro de um projeto advém de retornos diretos (tangíveis e objetivos) e indiretos (intangíveis e subjetivos). Sugere-se para que se tenha uma correta análise do ROI, identificar, classificar e quantificar os retornos financeiros diretos e, pelo menos, estimar os indiretos, pois somente desta forma será possível identificar claramente os benefícios financeiros e não financeiros que podem advir da automação e informatização do laboratório.
São os benefícios diretos e normalmente são facilmente identificáveis e mensuráveis permitindo a avaliação macro de um investimento. São estes:
Em muitos casos compõe boa parte dos benefícios mais importantes da implantação de um sistema de automação e informática, porém a medição do impacto financeiro é complexa e em alguns casos inviável.
A maioria dos benefícios é conhecida, mas seus impactos no processo de cada laboratório dependerão da atual situação do laboratório, cultura interna, tipos de serviços prestados, etc.
Os principais benefícios são:
Normalmente o ROI em sistemas para automação e informatização de laboratórios tem significativas contribuições diretas e muitas outras indiretas.
Dados referenciais
Eliminação da transcrição manual de resultados de análises de Raio X com média de 50 amostras por dia e avaliação típica de 20 metais por amostra.
Redução do tempo da liberação de resultados na análise de compostos orgânicos – VOC.
O investimento em automação e informática é um dos melhores meios para otimizar os processos laboratoriais proporcionando significativos incrementos na produtividade e qualidade dos resultados, bem como na redução de custos. Entretanto para a viabilização dos investimentos necessários, várias considerações são importantes:
Deve ser considerada a execução de um estudo prévio dos processos laboratoriais a fim de identificar as oportunidades de melhoria e pré-avaliação dos benefícios financeiros e não financeiros que podem ser obtidos através do uso da automação e informática laboratorial.
Normalmente a contratação de uma consultoria especializada na área é uma excelente opção, pois pode transformar este processo em algo mais simples, produtivo e “palpável” trazendo experiências, simulações e referências de mercado para comparação, facilitando assim a estimativa dos benefícios e dos investimentos necessários
DADOS DOS AUTORES
Georgio Raphaelli
Diretor de Técnico da Labsoft Tecnologia
Conheça a Labsoft, empresa líder na transformação digital e otimização de laboratórios e maior desenvolvedora de LIMS no Brasil e América Latina.
sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.