Blog.

Home
3 passos para obter um gerenciamento eficaz de reagentes
Blog, Laboratorios

3 passos para obter um gerenciamento eficaz de reagentes

compartilhe

Os reagentes químicos são substâncias essenciais para realizar experimentos em laboratórios e são utilizados para ajudar na pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos químicos e materiais. Dessa maneira, um gerenciamento de reagentes eficaz é imprescindível.

Não há nada pior do que ficar sem reagentes no meio do teste de um lote de amostras, pois você enfrenta atrasos na chegada dos reagentes e desperdiça dinheiro e material para os testes de amostra que não conseguiu concluir.

Assim, o gerenciamento eficaz de reagentes químicos é fundamental para a operação de um laboratório inteligente. Veja a seguir 3 passos para obter um gerenciamento eficaz de reagentes no dia a dia dos laboratórios:

1º passo: adesão de uma solução LIMS

Muitos laboratórios ainda optam por executar a gestão dos reagentes em papel ou planilhas, mas esse tipo de controle não é o ideal quando se deseja obter a rastreabilidade em tempo real. Informações como lote, data de validade e quantidade disponível dos reagentes são essenciais para obter resultados precisos e seguros.

Importância de um LIMS para gerir reagentes de forma eficaz

Uma solução LIMS torna mais fácil para os laboratórios identificar os reagentes que estão sendo usados com maior frequência, o que ajuda a determinar quais itens devem ser comprados em maior quantidade. Isso garante que sempre haja suprimento suficiente, evitando desperdícios de recursos e a falta de insumos.

Falando em ganhos financeiros, um software LIMS possibilita um gerenciamento bem estruturado de todo o estoque de reagentes, proporcionando que os gestores avaliem a melhor época para adquirir novos reagentes e automatizar as solicitações junto ao departamento responsável, evitando falta de insumos e compras desnecessárias.

2º passo: armazenamento apropriado de reagentes

Para evitar reações indesejadas, os reagentes devem ser mantidos em seus recipientes originais, devidamente rotulados e armazenados em local adequado, de preferência um espaço amplo, ventilado, com exaustão e duas saídas. Os recipientes devem estar limpos e secos além de serem fechados hermeticamente quando não estiverem em uso.

O local de armazenamento deve ser longe de fontes de calor, luz e outras fontes de contaminação que possam ocasionar alterações na formula original e proporcionar riscos à saúde, segurança e ao meio ambiente. Cada reagente deve ser identificado por um nome único, podendo ser o nome comercial ou o nome químico, bem como o lote ou número de série. Isto é importante para rastrear o reagente ao longo de sua vida útil.

Saiba mais em: 4 Dicas sobre o Gestão e Armazenamento de Amostras

3º passo: treinamento de colaboradores

Os reagentes químicos podem ser perigosos e, portanto, devem ser usados somente por pessoas treinadas e qualificadas para lidar com os produtos químicos, especialmente os corrosivos, explosivos e peroxidáveis. Os colaboradores os devem usar equipamentos de proteção individual adequados, como óculos, luvas e máscaras, e seguir as instruções de segurança. Além disso, devem ser seguidas as boas práticas de manuseio.

Conclusão

Realizar o gerenciamento eficaz de reagentes não é tarefa fácil, então é necessário contar com boas práticas e ferramentas que auxiliem nesse processo. Ao aplicar as dicas acima, você economizará uma quantidade significativa de tempo na gestão de reagentes, evitando ter que lidar com aborrecimentos administrativos em seu laboratório. Assim você aplica sua expertise com o que é realmente importante, sem precisar ter que corre atrás de planilhas, e-mails e papéis e todas as burocracias que uma gestão manual proporciona.

Transforme sua gestão de reagentes

Que tal trazer mais inteligência para o gerenciamento de reagentes em seu laboratório? Estamos curiosos para saber mais sobre os desafios que você enfrenta e gostaríamos de ter a oportunidade de discutir como podemos ajudar! Entre em contato com os nossos especialistas e agende uma demo.

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Blog, Notícias, Tecnologia

Labsoft capta R$3,4 milhões em investimentos com a FINEP!

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios

O que é um Recall de Produto Alimentício?

LEIA MAIS
Artigos, Artigos|Tecnologia, Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios, Tecnologia

Indústria 4.0 e a transformação digital: O Futuro dos laboratórios de controle de qualidade

LEIA MAIS

Artigos relacionados