Blog.

Home
Integração entre ambientes de TA e TI
Artigos Acadêmicos

Integração entre ambientes de TA e TI

compartilhe

Título do artigo:
Análise de convergência para arquiteturas para automação industrial: Abordagem de integração TA e TI

Resumo:
O presente artigo abordará a analise de arquiteturas e sistemas de comunicação em ambientes industriais, paralelamente será analisado o desenvolvimento de redes para tráfego de dados em ambiente TI, enfatizando aplicabilidade dos protocolos Ethernet e SNMP em padrões industriais de automação focando aspectos de convergências entre ambientes TA e TI em arquitetura integrada de gestão corporativa implementada com protocolo de gerenciamento de redes.

INTRODUÇÃO
É incontestável a importância que os sistemas de automação desempenharam na cadeia produtiva, constituindo-se sem dúvida num dos principais pilares da evolução dos processos de produção e conseqüentemente na aceleração do desenvolvimento econômico, sendo de essencial importância para a consolidação tecnológica do parque fabril, conforme (BRUCIAPAGLIA; FARINES). Este continuo processo de aprimoramento tecnológico, que ocorre até os dias atuais, desde que houve o inicio das técnicas que permitiram a produção em série, com Henry Ford, considerado pioneiro na introdução deste tipo de produção, que revolucionou a indústria automobilística, passando pelos recentes sistemas de automação e tecnologias de gestão de processos produtivos, constituídos por redes distribuídas de comunicação que trafegam em links de comunicação de alta velocidade com elevadas taxas de comunicação.
Os anos 60 marcaram o inicio da modelo produtivo baseado em tecnologia de automação modular, com o advento do PLC (Programmable Logic Controller), utilizando hardware e linguagens de programação aplicada na produção de equipamentos e produtos. Estes sistemas inicialmente considerados centralizados migraram para arquiteturas de automação descentralizadas, juntamente com a evolução das redes de comunicação, constituindo sistemas distribuídos, posteriormente definidos por barramentos de campo ou fieldbuses. As arquiteturas de automação baseadas em fieldbus sofreram um processo permanente de desenvolvimento, objetivando atender todas as expectativas e exigências impostas pelas crescentes necessidades produtivas, que foram acentuadas pelas constantes modificações econômicas, que criaram cenários cada vez mais exigentes para a gestão administrativa de empresas e corporações.
A competitividade global contribuiu de forma determinante nas iminentes mudanças ocorridas no processo de gestão corporativa, caracterizada pela proliferação cada vez mais constante de novos produtos, com ciclos produtivos cada vez mais dinâmicos, exigindo agilidade na implementação de soluções, confiabilidade no gerenciamento da infra estrutura e flexibilidade para expansões inerentes ao crescimento dos processos geridos. Neste contexto, a integração entre o processo produtivo e gestão corporativa, surge como elemento essencial para consolidar a gestão eficiente da informação integrada.
O presente artigo abordará a integração entre ambientes industriais, tecnologia da informação e gestão corporativa; onde será realizado breve analise das redes destinadas à automação industrial paralelamente ao surgimento e consolidação da Ethernet e protocolos baseados na arquitetura TCP/IP como padrão para o trafego de informação em ambientes corporativos; serão abordados aspectos de convergência que levaram a integração entre ambientes de tecnologias de automação e informação, por meio de implementações no padrão Ethernet. Também serão tratadas necessidades de gerenciamento da infra-estrutura destinada à integração da rede incorporada à processos de gestão integrados ERP (Enterprise Resource Planning).

DADOS DO AUTOR
Marcos Roberto Alves Martins
Escola Polit̩cnica da Universidade de Ṣo Paulo РUSP
marcos.martins@usp.br

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Artigos, Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios, Tecnologia

Gestão de Amostras em laboratórios: Como otimizar?

LEIA MAIS
Blog, Laboratorios, Notícias

Labsoft e Grupo Métrica: Inovação para Laboratórios no Chile e Perú

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade

Qual a Diferença Entre Controle de Qualidade e Qualidade Assegurada? 

LEIA MAIS

Artigos relacionados