Blog

Home
Como os novos profissionais da área química podem ajudar na implantação de softwares LIMS?
Artigos

Como os novos profissionais da área química podem ajudar na implantação de softwares LIMS?

compartilhe

A Labsoft mantém a aproximação com faculdades e cursos técnicos nas áreas química, ambiental e de controle da qualidade para conhecer e entender qual é o perfil atual do profissional que está iniciando sua carreira no mercado de trabalho e as dificuldades daqueles que já estão empregados.

A primeira percepção é que, para os dois perfis, poucos possuem o conhecimento da existência de softwares que ajudam na gestão e otimização dos laboratórios.

É comum terem conhecimento sobre softwares de cálculos automatizados para determinados processos e análises, mas dificilmente sobre sistemas de organização e controle de registros realizados pelos analistas em sua rotina.

Essa necessidade surge, em alguns casos, somente quando se deparam com a necessidade de implementar normas, como por exemplo a ISO/IEC 17.025. Mesmo nestas circunstâncias, optam pela complexidade do uso de papel, diversas pastas e planilhas, pelo simples fato de não terem o conhecimento que existem softwares preparados para otimizar essas rotinas.

Desta forma, os processos se tornam complexos e inibem a possibilidade de uma gestão rápida e eficiente. O resultado é ter profissionais focados na manutenção de algo operacional (diversos arquivos ou um software desenvolvido sob medida que não tenha suporte adequado), no lugar de focá-los no trabalho analítico.

Em todos os workshops que realizamos com estudantes, é perceptível a facilidade no entendimento do sistema de implementação e uso, a experiência com o uso de computadores, tablets e demais equipamentos, encurtam o processo de aprendizagem. Um profissional (mesmo ainda no início da carreira) que obtém o conhecimento do laboratório e tem oportunidade de participar da implementação de um sistema torna o processo rápido, funcional e com muitas oportunidades de melhorias.

Com esta avaliação, é interessante que os responsáveis dos laboratórios se atentem com profissionais que estão envolvidos em processos de estudos, pois estes podem ser os mais preparados para o processo de implementação de softwares para gestão de laboratórios. Uma troca onde ocorre oportunidade de emprego e resultados que tendem a excelência para a gestão da empresa.

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Blog

Transcrição manual de dados nunca mais!

LEIA MAIS
Blog

Estratégias para Agilizar o Projeto de Aquisição de um LIMS

LEIA MAIS
Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios, Saneamento e meio ambiente

Tudo o que você precisa saber sobre ELN

LEIA MAIS

Artigos relacionados