“Meu laboratório já utiliza o modulo QM, sendo assim não preciso de um LIMS!”
Essa afirmação está, a cada dia que passa, mais distante da realidade, em virtude do aumento das exigências e normas de mercado, o que torna o uso de um LIMS cada vez mais necessário no controle de qualidade industrial.
Os módulos QM são ferramentas criadas para ajudar as empresas a integrar o seu processo de controle e garantia de qualidade aos seus sistemas ERP, sem focar nas necessidades e demandas especificas que o controle da qualidade exige. Em sua maioria, os módulos QM focam suas funcionalidades em gerenciar a qualidade em nível corporativo, tratando dos produtos e matérias primas, seus planos de controle e especificações, bem como o gerenciamento e criação de lotes de inspeção (amostras), mas sem possuir ferramentas que possibilitam ao laboratório ter um controle mais apurado de todo o processo. Esta limitação torna muito comum, em diversas empresas, o uso de planilhas Excel, na tentativa de suprir as necessidades que o QM não atende.
Já o sistema LIMS é focado na necessidade e desempenho do controle de qualidade, sendo pensado para atender as demandas do laboratório com máxima eficiência e segurança. Dentre os principais benefícios de um LIMS estão:
🔹Gerenciar e automatizar os processos laboratoriais dos mais diversos tipos (Ex: P&D, análise de produto acabado, reclamações de clientes, monitoramento ambiental, etc.)
🔹Aumento da eficiência operacional do laboratório e do controle da qualidade, por meio do aumento da produtividade e qualidade, aliado a redução de custos operacionais;
🔹Total rastreabilidade das informações das amostras, resultados de análise e dados brutos, facilitando o atendimento de normas e boas práticas, tais como a NBR ISO/IEC 17.025;
🔹Aumento da capacidade produtiva do laboratório e do controle de qualidade com a mesma equipe e infraestrutura;
🔹Entrega de resultados de análise confiáveis e em menor tempo, proporcionando:
Mas afinal, o modulo QM e o sistema LIMS são concorrentes? A resposta é: não!
Na verdade, estes sistemas são complementares, uma vez que o QM trata a qualidade em um nível corporativo e o LIMS foca no desempenho do processo laboratorial. Unindo-os, teremos o melhor dos mundos e estaremos atendidos de forma completa.
Leia mais: Módulos QM de sistemas ERP ou implantar um LIMS?
Dados do Autor:
Engenheiro Químico e Coordenador de Vendas Labsoft Tecnologia
sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.