A inspeção no recebimento de matéria-prima é uma etapa fundamental na indústria de alimentos. Ela é realizada para garantir que os materiais recebidos estejam dentro das especificações de qualidade e segurança exigidas, além de garantir que os produtos finais sejam seguros e saudáveis para o consumo humano.
É importante ressaltar que a inspeção começa antes mesmo da chegada dos materiais à fábrica, quando os fornecedores devem enviar as informações sobre a origem dos materiais ou insumos, suas características, propriedades físicas, químicas e microbiológicas.
Essas informações são analisadas pelos profissionais responsáveis pela recepção dos materiais, que avaliam se o produto atende às especificações estabelecidas e, em caso positivo, darão o aval para sua entrada no processo.
Ao chegar na fábrica, a matéria-prima poderá ser submetida a uma série de análises laboratoriais, como testes de umidade, acidez, pH, presença de micro-organismos, entre outros, além claro de passar por um check-list obrigatório garantindo as normas estabelecidas da empresa ou pela legislação sanitária.
Este check-list de inspeção, por sua vez, pode ser realizado de forma rápida e eficiente com o uso do Mobile Coleta, aplicativo que funciona via tablet e/ou smartphone e permite que o usuário configure tipos de amostras de inspeção, campos e informações obrigatórias, registro de fotos referente à desvios e não conformidades. Além de monitorar, através dos registros, o histórico dos fornecedores em tempo real.
Utilizando o Mobile Coleta, os responsáveis pelo controle de qualidade (ou, na maioria das vezes, a equipe do laboratório), poderão tomar decisões mais rápidas e assertivas, como por exemplo: comunicar os setores de logística a restrição ou liberação das matérias-primas, tomar medidas corretivas para sanar desvios ou problemas encontrados na inspeção, entre outras situações.
Preencher os dados da inspeção/recebimento da matéria-prima diretamente no Mobile Coleta simplificará o processo de recebimento de amostras pelo laboratório, garantindo que as análises de campo (se aplicável), e as informações do produto sejam exatamente as previstas nos planos de controle de matérias-primas.
É importante ressaltar que a inspeção no recebimento da matéria-prima é uma forma de prevenir problemas e garantir a qualidade do produto final. Além disso, reduz custos significativos operacionais ligados à produção/operação, problemas de qualidade, riscos às marcas do seu portfólio de produtos e seu valor de mercado.
Quer saber mais como o myLIMS e Mobile Coleta pode otimizar seu processo de registro e check-list de recebimento de matérias primas? Contate um dos nossos consultores.
O LIMS líder no Brasil e América Latina, com suporte dedicado, em nuvem e fácil de usar. Vai ajudar na transformação digital da sua gestão de laboratório, controle de qualidade e saneamento e meio ambiente.
sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.