Pesquisas e investimentos na aplicação de controle e automação de processos são uma esperança para a redução dos impactos ambientais dos processos industriais. O reaproveitamento de resíduos siderúrgicos são vantajosos sob o aspecto da sustentabilidade, possibilitando, assim, a redução de áreas degradadas e a preservação dos recursos naturais.
Vivemos em uma época onde enfrentamos um dos maiores desafios com que a humanidade já se deparou. O uso indiscriminado dos recursos naturais associado ao crescimento populacional intenso está levando o meio ambiente ao colapso. Devido a isto, tanto o governo como a iniciativa privada reconhecem que o desenvolvimento sustentável é um tema essencial nas discussões sobre políticas econômicas.
Tornou-se indispensável encontrar soluções que possibilitem a diminuição da emissão de poluentes e o tratamento para os fluxos secundários dos processos com algum potencial de dano ambiental. Desta forma, o tratamento dos resíduos gerados por parques industriais e o seu “reuso” pode ser visto como a alternativa mais importante no planejamento, desenvolvimento e utilização dos finitos recursos naturais disponíveis. Através da utilização responsável e da adoção de tecnologias adequadas podemos garantir a existência destes recursos para o futuro e desta forma a continuação do desenvolvimento humano.
Este trabalho descreve a Automação do Processo de Granulação da Escória de Alto Forno em uma indústria Siderúrgica. A granulação da escória do Alto Forno representa uma opção muito atrativa já que converte a escória em um sub-produto muito valioso que pode ser vendido à indústria do cimento.
Na produção de cimento, para cada tonelada de produto substituído por escória de Alto Forno granulada, obtém-se uma tonelada a menos na emissão de CO2.
DADOS DO AUTOR
Lilian Ribeiro Torres
Yokogawa América do Sul
lilian.torres@br.yokogawa.com
sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.