Título do artigo:
Cálculo do sil atingido – Estudo de caso
Resumo:
Falhas em sistemas instrumentados de segurança devem conduzir a estudos normativos de projeto e montagem destes sistemas. Aqui o leitor acompanhará as fases de diagnóstico e conclusão onde os critérios de aceitabilidade de riscos da empresa foram descumpridos e suas conseqüências para os ativos.
INTRODUÇÃO
A segurança de processos industriais nunca alcançou tanta importância quanto nos últimos anos, acidentes como P-36, Piper Alpha, Bophal, entre outros conferem aos homens que tratam deste assunto uma responsabilidade ímpar.
No apoio, temos a evolução das normas que tentam acompanhar as tecnologias mas, é sempre o homem que as interpreta e na busca do equilíbrio entre qualidade, custo, produção e segurança, a realidade pontual pode levá-lo a tomar decisões não robustas e que não suportarão nenhum desequilíbrio futuro.
Neste trabalho procuramos despertar para o cálculo do SIL atingido pela montagem do sistema, com foco nos elementos do campo. Apresentamos um caso prático onde os dados foram retirados da própria unidade fabril e calculamos a PFD para confrontar com o nível SIL requerido e o valor encontrado não foi surpresa.
Os cálculos são apresentados de forma simples com equações derivadas da engenharia de confiabilidade onde alertamos tanto para itens normativos que os dispositivos não atendiam, quanto para fatores que podem fazer a diferença quando inseridos no contexto de segurança de processo, avaliação de seguradoras e confiabilidade humana.
DADOS DO AUTOR
Elvio Nascimento de Oliveira
Braskem – PVC/AL
elvio.oliveira@braskem.com.br
sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.