Cases de sucesso

Home
Clariant – Uso de tablet para automação de processos
Logo Clariant

Clariant – Uso de tablet para automação de processos

raphael-alcantara-da-costa

Raphael A. da Costa
Clariant Latin America

Com o uso do tablet no laboratório ambiental, foi possível reduzir em até 50% o tempo de registro das verificações diárias dos equipamentos, desta forma continuamos com as diretrizes de melhoria continua solicitada na ISO 17025 e nos adaptamos as ferramentas atuais de comunicação. Temos uma maior flexibilidade e com isso a resposta final para o nosso cliente continua cada vez mais dinâmica e prática.

A empresa

A Clariant é uma empresa líder mundial em especialidades químicas, com sede em Muttenz – Suíça, e mais de 100 unidades industriais e comerciais nos cinco continentes, onde trabalham cerca de 16.200 colaboradores. A Clariant ocupa essa posição de destaque graças à preferência dos clientes pelos produtos e serviços inovadores, desenvolvidos sob medida para atender às necessidades atuais e futuras dos mais diversos setores e mercados.

As operações na América Latina tem base no Brasil, a partir de onde se coordena as atividades das unidades, centros tecnológicos e filiais de vendas distribuídas nos países: Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Venezuela.

A situação – antes do myLIMS

Os registros das amostras eram realizados por meio de um processo suscetível a erros, pois o profissional anotava os resultados das análises em papel e então transcrevia no desktop.

Observou-se então que esse processo acarretava perda de tempo do analista, desperdício de papel e erro na transcrição de dados. Após implementação do uso oficial do myLIMS no Laboratório Ambiental – Suzano em Abril 2010, iniciou-se então o planejamento para registrar os dados via rede wireless.

Aumento da produtividade e confiabilidade dos registros.”

A solução – pós myLIMS

Avaliou-se assim, a proposta de utilizar pocket PCs, porém, com este recurso não havia a flexibilidade de executar todas as ferramentas que o myLIMS possui no desktop. Ao analisar as alternativas de dispositivos móveis no mercado, concluiu-se que o uso de tablet poderia suprir esta necessidade. O acesso ao software no tablet é realizado via Windows Terminal Server® (mesma tecnologia que utilizamos para acessar o myLIMS nos países da América Latina que temos o software em vigor).

Significativo ganho de tempo, com as análises sendo registradas diretamente no sistema.”

Benefícios

Flexibilidade de realizar as tarefas do myLIMS (intervenções de equipamentos, cadastro de lotes de insumo, registrar resultados na guia tarefas, etc) sem necessitar de um ponto fixo de computador (desktop). Para o processo de verificação diária dos equipamentos, o ganho de tempo foi de 50% e não há mais a necessidade de preencher formulários e depois registrar a informação no myLIMS.

Com o uso do myLIMS no tablet, a Clariant pode perceber:

  • Redução de custos;
  • Acesso a todas as funcionalidades do myLIMS no dispositivo móvel;
  • Significativo ganho de tempo, com as análises sendo registradas diretamente no sistema;
  • Redução de papéis;
  • Eliminação de erros de transcrição de análises;
  • Melhora no processo de registro de amostras;
  • Aumento da produtividade e confiabilidade dos registros;

OBS.: Neste caso, a Clariant trabalha com o modelo iPad. Para demais modelos de tablet, a Labsoft recomenda o teste e validação do equipamento.

Que tal uma breve demonstração do myLIMS? 

O LIMS líder no Brasil e América Latina, com suporte dedicado, em nuvem e fácil de usar. Entre em contato e agende sua demonstração.

Leia outros Cases de Sucesso: Controle de qualidade em Indústrias, Laboratórios prestadores de Serviços e Saneamento.

Quer levar a transformação digital ao seu laboratório?

Conheça as empresas que escolheram a Labsoft

Com dezenas de casos de sucesso no Brasil e América Latina, o myLIMS destaca-se como referência na automação e otimização da getsão do controle de qualidade, laboratório prestador de serviço e saneamento.