Walter Otto Pereira Barty

Walter Otto Pereira Barty
Líder do Controle de Qualidade

Não se consegue avaliar todos os benefícios do sistema até que se coloque em prática. O sistema proposto conferiu confiabilidade e inovação às atividades do laboratório. O próximo passo será criar uma rede de instrumentos ligados ao sistema, eliminando mais algumas etapas do processo de aquisição dos dados.

A empresa

Instalada no Brasil desde 1964, a Carbocloro S.A. Indústrias Químicas é hoje uma joint venture da UNIPAR – União de Indústrias Petroquímicas S/A (grupo nacional privado com atuação nas áreas química e petroquímica) com a norte-americana Occidental Chemical Corporation (maior fornecedor de cloro-soda dos Estados Unidos).

Produz atualmente uma completa linha de Cloro-Álcalis, fornecendo a matéria-prima que serve de base para importantes segmentos do parque industrial brasileiro. Os produtos Carbocloro são componentes fundamentais para fabricação de sabões, detergentes, remédios, plásticos, comestíveis, tecidos, entre outros.

A Carbocloro é responsável por 49% do mercado nacional de cloro líquido e 17% do mercado de soda cáustica. Responde também por 40% dos mercados de Ácido Clorídrico e Hipoclorito de Sódio.

myLIMS elimina erros de cálculo e reduz em 74% o número de formulários preenchidos manualmente.”
A situação

A adequação e certificação da Carbocloro nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OSHAS 18001 exigem a criação de controles que, com o passar do tempo, se tornaram numerosos e de difícil manutenção. Para controlar adequadamente a qualidade dos resultados que fornece aos seus clientes internos, o laboratório de controle de qualidade da empresa também sofreu com a nova realidade.

Com o aumento dos controles, foi necessário melhorar o desempenho operacional, eliminar erros e re-trabalhos e reduzir o tempo de liberação dos resultados para a planta, mantendo o banco de dados no sistema MES-PI (Manufacturing Execution Systems – Process Information) utilizado para disponibilizar os resultados de análise aos clientes. “Diminuir o número de formulários e controles manuais e preparar o laboratório para a acreditação ISO 17025, também era um de nossos principais objetivos”, afirmou Walter Otto Pereira Barty, líder de Controle de Qualidade.

Eliminação total de erros de cálculo com o uso do myLIMS.”
A solução

Para atingir os objetivos propostos e garantir a otimização dos processos laboratoriais, reduzindo o tempo de liberação dos resultados e erros associados às etapas de transcrição de dados, a Labsoft forneceu os seguintes sistemas:

  • myLIMS para automação e gestão das rotinas e ciclo de vida das amostras e análises no laboratório.
  • myLIMS Mobile para coleta de dados de análise em dispositivos móveis (Palm™) e driver de integração para envio de dados ao software PI da OSI Soft, sistema responsável pelo gerenciamento de desempenho da planta em tempo real.
Benefícios

Os resultados foram imediatos. Após a implantação do sistema myLIMS a Carbocloro passou a gerenciar todo o plano de amostragem da planta e o programa de calibração dos instrumentos, reduziu em 74% o número de formulários preenchidos manualmente e eliminou 300 pastas suspensas de arquivo. O sistema da Labsoft permitiu, ainda, eliminar totalmente os erros de cálculo e visualizar todos os retrabalhos que ocorrem nos ensaios, apontando as causas para eliminá-los.