Blog.

Home
Gestão de projetos nas empresas através da implantação do PMO
Artigos Acadêmicos

Gestão de projetos nas empresas através da implantação do PMO

compartilhe

Título do artigo:
Desenvolvendo a maturidade em gestão de projetos nas empresas através da implantação do PMO

Resumo:
Com o novo cenário econômico, muitas empresas estão investindo alto na execução e projetos de melhoria de diversas naturezas (e em diversos ramos de atuação) buscando a otimização de seus processos e recursos. Devido a esse fato, fica cada vez mais necessária a adoção de práticas eficazes de gerenciamento de projetos, o que pode ser obtido com a implantação de um escritório de gestão de projetos (Project Management Office – PMO) para centralizar o controle, manter a uniformidade e assegurar a disseminação de melhores práticas de gestão entre os projetos. Além das vantagens já citadas, pesquisas que compararam os níveis de maturidade em gerenciamento com os modelos de PMO’s adotados mostraram que modelos mais avançados impactam positivamente a maturidade organizacional em GP. Isso é o que muitas organizações também vêm buscando ao decidirem pela adoção do PMO. Esse artigo tem o objetivo de evidenciar as vantagens do gerenciamento centralizado no PMO, dentre elas o desenvolvimento da maturidade em GP, além de relatar experiências vividas durante a implantação do Escritório de Projetos em grandes empresas pelo país.

INTRODUÇÃO
Graças a uma nova realidade de mercado, onde muitas as empresas estão buscando a melhoria de suas estruturas, a otimização de seus processos e recursos com consequente aumento da capacidade produtiva, uma nova estrutura vem tomando uma posição de destaque dentro das organizações, os Escritórios de Gestão de Projetos ou PMO (Project Management Office).
Os escritórios de projetos têm como objetivo principal apoiar as equipes de gerenciamento de projetos, desenvolvendo nelas a cultura de GP através da difusão dos princípios do PMI. Eles também contribuem com a gestão dos projetos elaborando relatórios gerenciais de alto nível que consolidam informações das várias equipes de projeto, além da identificação e disseminação das melhores práticas entre as equipes. O PMO atua como um consultor interno dentro da organização que, dotado de uma visão imparcial, tem facilidade para analisar os riscos, acompanhar os custos e avaliar a necessidade de novos negócios.
Além dos objetivos citados, o PMO é apontado em alguns estudos, tal como o de Rodrigues, Rabechini Jr. e Csillag, como indutor da maturidade em gestão de projetos, o que acaba por ser um incentivo a mais para sua implantação. Maturidade essa que, segundo Bouer e Carvalho, pode orientar os esforços das empresas para atuar em suas forças e fraquezas, visando a busca de vantagem competitiva.
Este artigo irá conceituar os modelos de PMO e maturidade em Gerenciamento de Projetos e apresentar a correlação existente entre o tipo de PMO adotado e o grau de maturidade adquirido, finalizando com um caso prático de implantação do PMO de uma empresa nacional e os resultados obtidos.

DADOS DO AUTOR
Marcelo Campolina de Castro
Project Management Professional (PMP), Pós Graduado em Gestão de Projetos e MBA em Gestão de Negócios.
marcelo.castro@chemtech.com.br

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Blog, Controle de Qualidade

Prevenção de Recall em Produtos Alimentícios

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade

Como otimizar a rotina em manufaturas com sistemas para indústria

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios, Tecnologia

Sistemas para a Indústria: Integrando ERP e LIMS

LEIA MAIS

Artigos relacionados

Escreva abaixo o nome do laboratório que deseja acessar

.mylimsportal.cloud