Blog.

Home
Por que integrar equipamentos de laboratório com um sistema LIMS?
Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios, Saneamento e meio ambiente, Tecnologia

Por que integrar equipamentos de laboratório com um sistema LIMS?

compartilhe

Integrar equipamentos de laboratório com um sistema LIMS pode proporcionar à sua empresa maior produtividade e qualidade nas operações do dia a dia. Isso porque a integração entre equipamentos e software promove aumento na velocidade dos fluxos de informação e redução de custos operacionais, além de promover a conectividade necessária para superar outros desafios nesses processos, como falha humana por erro de transcrição de dados, por exemplo.

Neste texto, vamos abordar a importância e benefícios da integração entre equipamentos de laboratório e um sistema LIMS.

Por que integrar equipamentos de laboratório com um sistema LIMS?

Independente do segmento de atuação, toda rotina de análise de um laboratório conta com diversos equipamentos para realizar as atividades necessárias com maior precisão e segurança. No entanto, muitas empresas não conseguem aproveitar ao máximo os benefícios proporcionados pelos equipamentos porque não possuem um entendimento claro de como integrar com um sistema LIMS e aproveitar de forma inteligente os dados gerados pelas máquinas.

De nada adianta o equipamento oferecer resultados precisos e sem falhas se no processo do laboratório quem fica responsável por transcrever os resultados dos equipamentos para o papel ou planilhas de controle é uma pessoa. Essa ação, além de ser uma forma nada eficiente de gerenciar os dados gerados, leva à retrabalhos, pois precisa sempre da revisão da pessoa responsável por aprovar o relatório final de análises, o que gera ineficiência ao processo, visto que não se utiliza de forma adequada o tempo dos analistas.

Além disso, existe outro grave problema desse processo ser manual: erros de transcrição de dados. Atualmente, uma das principais fontes de erro dentro de um laboratório é a transcrição de dados. Com o uso dos registros em papel, é necessário transcrever a identificação da amostra, as leituras obtidas nos equipamentos de análise, as leituras para a calculadora, o resultado da calculadora para o formulário, o resultado do formulário para o relatório de análise e assim por diante. Com isso, falhas acontecem e a confiabilidade do resultado obtido na análise é comprometida.

A integração de um sistema LIMS com os equipamentos promove maior eficiência operacional e produtividade. Isso porque os colaboradores economizam muito tempo quando não precisam mais fazer transcrições manuais ou recortar e colar dados do instrumento para o papel ou planilhas de controle. Dessa forma, a integração de instrumentos permite que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas.

Tipos de integração 

Existem 2 tipos de integração de máquinas com o sistema LIMS:

1) Equipamentos de conexão direta, como balanças analíticas, por exemplo;
2) Equipamentos mais complexos que geram resultados de vários parâmetros simultaneamente, como ICPs, cromatógrafos, espectrofotômetros, raio-x, entre outros.

A aquisição automática de dados elimina mais uma etapa de trabalho repetitivo e potencialmente falho do processo de análise, permitindo que os resultados gerados pelos equipamentos sejam enviados diretamente para o LIMS. Isso evita insatisfações por análises liberadas incorretamente e, consequentemente, gastos com reanálises, retrabalhos ou recall.

Conclusão

A integração de equipamentos de laboratório com um sistema LIMS proporciona a aquisição automática dos dados brutos, resultados de análise ou mesmo imagens e arquivos gerados pelos equipamentos associando-os às análises das amostras. Também permite um fluxo consistente de dados em tempo real, otimizando a gestão laboratorial.
A coleta automática dos dados ou arquivos de equipamentos de análises elimina a transcrição manual de dados e erros associados. A inteligência dessa integração diminui os riscos de falhas, e menos falhas significa menos despesas, além de ser um fator chave para aumentar a produtividade, eficiência, integridade de dados, cumprimento de prazos e inovação em seu ambiente de laboratório.

Implemente em seu laboratório uma solução proativa em tempo real que fará a gestão de dados entre máquinas e sistema 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Que tal uma breve demonstração do myLIMS? 

O LIMS líder no Brasil e América Latina, com suporte dedicado, em nuvem e fácil de usar. Vai ajudar na transformação digital da sua gestão de laboratório, controle de qualidade e saneamento e meio ambiente.

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Blog, Notícias, Tecnologia

Labsoft capta R$3,4 milhões em investimentos com a FINEP!

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios

O que é um Recall de Produto Alimentício?

LEIA MAIS
Artigos, Artigos|Tecnologia, Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios, Tecnologia

Indústria 4.0 e a transformação digital: O Futuro dos laboratórios de controle de qualidade

LEIA MAIS

Artigos relacionados