Blog

Home
Laboratório sem papel: a estratégia mais importante no novo normal
Notícias

Laboratório sem papel: a estratégia mais importante no novo normal

compartilhe

Como sua empresa gerencia dados laboratoriais importantes?

A gestão de dados é uma tarefa essencial, porém difícil para laboratórios que ainda seguem processos manuais. Em algumas empresas, o preenchimento dos dados analíticos é inteiramente feito em cadernos de papel, trabalho redundante e repetitivo que envolve muito tempo e esforço dos pesquisadores e analistas.

Além disso, em laboratórios baseados em papel, a “mina de ouro” dos dados simplesmente se torna inútil quando não há ninguém disponível para interpretá-la. A raiz do problema é a dependência excessiva das pessoas: procedimentos manuais podem levar ao risco de perda de dados e problemas de integridade, dificuldade para recuperá-los, problemas de segurança da informação e muito mais. Tudo isso forma uma situação bastante complicada, onde a presença humana é necessária para a análise, mas, ao mesmo tempo, pode trazer sérias dificuldades ao processo.

Ferramentas para automação e digitalização

Os dados no laboratório podem ser mantidos e armazenados utilizando ferramentas eletrônicas, como o caderno eletrônico de laboratório (ELN) ou um sistema de gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS). Um LIMS robusto pode lidar com o registro e a rastreabilidade das amostras, coleta de dados e integração com instrumentos de medição, cálculo das análises e geração automática de relatórios, entre outras etapas do processo. É mais fácil armazenar, buscar, processar e descartar dados no computador do que no papel.

Além do controle de qualidade no laboratório de ensaios, muitas ferramentas estão disponíveis para gerenciamento de qualidade e fabricação. Essas ferramentas aumentam a eficiência e garantem que normas e legislações sejam atendidas de forma consistente.

No início da transformação digital promovida pela indústria 4.0, muitas empresas começaram a entender a necessidade de automação laboratorial, no entanto, pesquisas mostram que a digitalização no setor não aconteceu na velocidade esperada. A situação da covid-19 funcionou como um alarme onde muitas empresas perceberam a urgência de remover processos dependentes de pessoas.

Digitalização – uma exigência de mercado

Com o distanciamento social e a mobilidade reduzida das pessoas, os laboratórios perceberam que trabalhar sem papel é uma necessidade urgente. Para sobreviver nesse cenário com o mínimo ou nenhuma presença humana, o foco deve estar na automação laboratorial.

Sistemas LIMS robustos podem ajudar os analistas a ter controle total sobre os dados do laboratório, melhorando sua eficiência e aumentando a produtividade. As empresas estão interessadas em tornar seus laboratórios mais inteligentes com o uso de tecnologias como IA, por exemplo. A transição dos processos manuais para o digital é um investimento que, a longo prazo, vale cada centavo.

De acordo com a McKinsey, “Para as empresas, as consequências foram profundas. Muitos aprenderam como operar remotamente – em alto nível e em velocidade muito maior. Essas práticas podem muito bem persistir, proporcionando uma gestão melhor e forças de trabalho mais flexíveis.”

O que está guardado no futuro

Todos os setores da indústria foram colocados em uma situação difícil no último ano em virtude da pandemia. Empresas que possuíam seus processos dependentes de pessoas tiveram que fechar as portas de um dia para o outro. Algumas empresas enxergaram a luz no fim do túnel e estão caminhando rapidamente em direção ao novo normal, enquanto outras ainda lutam na escuridão. É hora de renovar sua forma de pensar, reelaborar estratégias de negócios e abrir caminho para uma base digital sólida e um laboratório sem papel para enfrentar qualquer tipo de ameaça no futuro. Um laboratório sem papel tornará tudo isso possível. E muito mais.

 

Baseado no artigo Paperless Lab – Most Important breakthrough in Next Normal, publicado pela Caliber.
(https://caliberuniversal.com/resources/paperless-lab-most-important-breakthrough-in-next-normal/)

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Artigos, Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios, Notícias

Como diminuir o impacto ambiental no planeta Terra com pequenas atitudes?

LEIA MAIS
Artigos, Controle de Qualidade, Tecnologia

Controle de Qualidade 360º: do laboratório às outras áreas da indústria

LEIA MAIS
Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios

As Novas Exigências do MAPA: Impactos e Desafios

LEIA MAIS

Artigos relacionados