Grande parte dos laboratórios prestadores de serviços não têm sua rotina sistematizada, e, consequentemente, lidam diariamente com diversos problemas que, se não detectados a tempo, chegam até seus clientes finais.
Pode até não parecer algo tão grave, mas um resultado incorreto para um laboratório que analisa alimentos, por exemplo, pode causar doenças graves ao seu consumidor, ou pior, levar ao óbito, desencadeando ao laboratório uma série de processos judiciais, ou até mesmo seu fechamento.
Para suprir essa deficiência, os laboratórios acabam investindo em contratações de profissionais especializados para rever todo o processo da amostra, antes que os resultados sejam publicados ao cliente. Porém, essa medida não garante a confiabilidade dos relatórios entregues e tão pouco aproveita corretamente a capacidade do profissional que poderia estar agregando seus conhecimentos a tarefas que não podem ser sistematizadas.
Como evitar estes problemas?
Através da automação e sistematização destes processos, são eliminados os controles manuais, transcrições, cálculos e demais tarefas sujeitas a falhas, aumentando a confiabilidade dos resultados entregues. Confira algumas automações adquiridas com a utilização de software LIMS:
Além disso, como “bônus”, também é proporcionada a eliminação de tarefas manuais e repetitivas reduzindo o tempo total de processamento das amostras, análises e demais atividades de apoio, promovendo significativo aumento da capacidade produtiva e redução dos prazos de entrega dos resultados de análise com a mesma equipe e infraestrutura.
Dados do Autor:
Camila Preterotto
Líder de Projetos – Labsoft Tecnologia
sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.