Tradicionalmente, a adoção de um novo software LIMS é um processo caro, lento e complexo. Além disso, softwares LIMS são tipicamente instalados em soluções on premise, ou seja, em infraestrutura local nos servidores do cliente o que gera investimentos adicionais e requer administração contínua para a garantia da confiabilidade do software. No entanto, com o recente crescimento do modelo SaaS, os laboratórios já tem uma opção muito mais simples, rápida e econômica para implantar seu software LIMS.
Software fornecido como serviço (em inglês, Software as a Service) é uma aplicação onde os dados são disponibilizados, processados e armazenados na nuvem, ou seja, em uma infraestrutura remota acessível via um navegador de internet. Tipicamente neste modelo, a empresa paga uma assinatura mensal para usar o serviço e não precisa fazer grandes investimentos iniciais de compra de licenças do software LIMS, de banco de dados, de software operacional e, tampouco, aquisição de servidores. Além disso, também não precisará arcar com os custos de manutenção e mão de obra de administração desta infraestrutura.
Dessa forma, o laboratório poderá focar apenas no seu negócio e assim melhorar sua produtividade e qualidade sem ter de dedicar esforços e recursos na administração de softwares e infraestrutura de informática.
Para utilizar o LIMS, paga-se apenas uma assinatura mensal de acordo com o número de usuários, valor que inclui suporte e manutenção, serviços que são geralmente cobrados à parte. Com um LIMS na nuvem, como o myLIMS, laboratórios menores – que não tem infraestrutura e orçamento para desenvolver sua própria solução – podem usufruir de um LIMS que possui as tecnologias e funcionalidades do software com a maior base instalada do mercado. Laboratório maiores também podem se beneficiar reduzindo seus custos com infraestrutura de informática, atendendo unidades dispersas geograficamente ou simplesmente focando seus recursos humanos e financeiros no seu próprio negócio.
Toda a infraestrutura de informática de servidores necessária para a operação do serviço é fornecida pelo provedor, o que isenta o laboratório de qualquer preocupação com tais recursos. Isso garante maior velocidade na implementação e menor custo, tornando o retorno sobre o investimento muito mais rápido do que em uma solução on premise.
Com o LIMS na nuvem o laboratório poderá acessar e executar suas operações de forma simples e rápida, a partir de qualquer local e com qualquer dispositivo, como computadores ou tablets. É necessária apenas uma conexão à internet e um navegador compatível para acessar o software LIMS.
Ao acessar o seu LIMS na nuvem, você sempre utilizará a última versão disponível. Sempre que novas funcionalidades são lançadas, a aplicação é atualizada automaticamente, eliminando assim o trabalho de baixar a nova versão, atualizar servidores e estações de trabalho, reduzindo assim o custo das atualizações. A correção de eventuais falhas também se dá de forma transparente, simples e rápida.
Este é um das principais vantagens do SaaS, pois o laboratório pode alterar sua assinatura a qualquer momento, reduzindo ou aumentando o número de usuários para atender suas demandas, aumentar a capacidade de armazenamento, etc., sem ter de preocupar-se com limitação da infraestrutura de informática e novos investimentos para continuar crescendo.
Computação na nuvem é muito vantajosa pelos diversos aspectos acima mencionados, mas também coloca em questão a segurança e privacidade, cabendo ao provedor proteger esses dados com o uso de uma infraestrutura de computação na nuvem segura e confiável. A Labsoft, no caso, utiliza a plataforma da Amazon™ Web Services para hospedar o myLIMS. A Amazon™ é o provedor de cloud computing líder no mundo e entre seus clientes estão órgãos públicos em que a segurança dos dados é prioridade máxima, como a NASA e a CIA, além de serviços de escala mundial, como o Netflix e o Pinterest. Além disso, protegemos o tráfego dos seus dados por meio de conexão segura e certificada, mesmo tipo de acesso que você utiliza para acessar seu internet banking.
Na prática, a computação na nuvem tem se mostrado mais segura que soluções on premises. Veja notícia na ComputerWorld sobre a afirmação do Gartner sobre segurança do armazenamento em nuvem, Nuvem é mais segura que soluções on premises.
Na avaliação dos investimentos para a adoção de uma solução SaaS ou uma instalação on premise, devem ser levados em consideração dois tipos de custos: o primeiro é o custo inicial, que inclui as licenças de software e a aquisição do hardware necessário. O segundo custo, inclui o que você irá gastar durante a vida útil do software. A tabela abaixo mostra algumas das principais diferenças entre os dois modelos:
On premise (Software em infraestrutura local) | SaaS (Software na nuvem) |
Custo inicial de licença | Sem custo inicial de licença |
Custos com a aquisição e manutenção de hardware | Sem hardware adicional para instalar e gerenciar |
Custo à parte para suporte e atualização | Sem custo extra, suporte e atualização incluso na assinatura |
Segurança da infraestrutura e do software é responsabilidade do cliente | A segurança da infraestrutura e software é fornecida pelo provedor do LIMS e é usualmente de altíssimo padrão |
Equipe de TI dedicada à manutenção e suporte da infraestrutura de servidores e pouco tempo dedicada ao negócio | Sem equipe de TI dedicada à manutenção e suporte da infraestrutura de servidores e mais dedicada ao negócio |
Atualizações aplicadas separadamente à cada cliente, em alguns casos com custos adicionais | Atualizações são realizadas pelo provedor de forma transparente para todos os clientes |
Backup é responsabilidade do cliente | Backup garantido pelo provedor |
Inclusive temos observado que, muitas vezes, a economia gerada com o uso do myLIMS por conta da eliminação de desperdícios nos processos não automatizados é maior que o custo da assinatura. Saiba mais em Investir no myLIMS pode custar nada.
sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.