Título do artigo:
Planejando e implementando interfaces homemmáquina de alto desempenho
Resumo:
Milhões de dólares foram investidos nas plantas industriais. O ROI está relacionado a vários fatores, incluindo a qualidade e objetividade das informações contidas nos consoles de operação e da forma como são apresentadas para eles. Deficiências de projeto nas IHMs têm sido especificamente apontadas entre as causas de grandes acidentes e perdas de produção. A eficácia operacional depende de um bom projeto de IHM, controles eficazes e treinamento que permitam aos operadores detetar e lidar com sucesso com as situações anormais da planta.
INTRODUÇÃO
Os Sistemas Digitais de Controle Distribuído (SDCDs) são equipamentos constituídos de hardware, na forma de estações de operação (Interface Homem-máquina – IHM), rede de comunicação e dispositivos de entrada e saída, e software, configurado em telas para visualização, projetadas para representar as operações das plantas em tempo-real.
A maioria das ações dos operadores para o controle do processo são realizadas através da IHM. Desta forma, uma IHM deve prover uma operação tranquila e estável, sensibilização para situações ótimas e resposta ótima para situações anormais.
Uma IHM mal projetada pode degradar a segurança, a produção, a qualidade e a lucratividade de uma planta industrial.
É comum encontrarmos IHMs mal projetadas que:
DADOS DOS AUTORES
Hélio Monteiro Faria
Automind – Automação Industrial Ltda.
helio@automind.com.br
Edwin Fernando Mendoza Salas
Automind – Automação Industrial Ltda.
edwin@automind.com.br
Bill Hollifield
PAS – Plant Automation Services
Bhollifield@pas.com
Dana Oliver
PAS – Plant Automation Services
doliver@pas.com
sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.