Blog

Home
Relatórios emitidos pelos laboratórios do CPqD
Artigos Acadêmicos

Relatórios emitidos pelos laboratórios do CPqD

compartilhe

Título do artigo:
Implantação de certificação digital nos relatórios emitidos pelos laboratórios do CPqD

Resumo:
O CPqD implantou, desde 2006, em seus laboratórios a assinatura digital com certificado digital ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas). O objetivo é garantir a autoria e a integridade de um relatório (aumento da segurança), ganhar agilidade na entrega eletrônica e reduzir expressivamente o custo de impressão e o uso de papel. No momento de assinar um laudo técnico, os profissionais envolvidos assinam individualmente o relatório de forma eletrônica, sem a necessidade de imprimi-lo. Cada profissional-autor obteve seu certificado digital, documento pessoal emitido por uma AC (Autoridade Certificadora) pertencente à ICP-Brasil, no formato de smart card (cartão). A área de documentação faz a gestão da versão e a entrega efetiva desses relatórios eletrônicos também de forma eletrônica. Esse projeto contou com contribuições técnicas de diversas áreas da organização: TI (Tecnologia da Informação), área de suprimentos, área jurídica além dos especialistas nas áreas de cartões e segurança. Como resultado, desde 2006 até 2009, mais de 11 mil relatórios foram entregues e a economia ultrapassou R$ 500 mil. Os clientes demonstraram satisfação por serem pioneiros em receber relatórios assinados digitalmente.

INTRODUÇÃO
Os laboratórios do CPqD e os clientes externos demonstravam uma intenção de entregar e receber relatórios via e-mail. A necessidade de assiná-los de próprio punho inviabilizava a entrega eletrônica, dado que a idéia de gerar uma versão em PDF a partir do relatório impresso e com assinatura manuscrita foi considerada inadequada (pois esse relatório poderia estar sujeito a fraudes ou à quebra de integridade).

Com o avanço da tecnologia de certificação digital, os documentos eletrônicos podem ser assinados digitalmente, garantindo o mérito autoral e a integridade do documento.

DADOS DO AUTOR
Maria Fernanda Simonetti Ribeiro de Castilhos
Fundação CPqD Campinas/SP
mariafer@cpqd.com.br

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Projeto de Automação como base para a Inovação
Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Blog

Transcrição manual de dados nunca mais!

LEIA MAIS
Blog

Estratégias para Agilizar o Projeto de Aquisição de um LIMS

LEIA MAIS
Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios, Saneamento e meio ambiente

Tudo o que você precisa saber sobre ELN

LEIA MAIS

Artigos relacionados