Você consegue imaginar como seria trabalhar hoje sem o uso da informática? Há décadas isso deixou de ser possível, mas ainda assim, muitos laboratórios continuam fazendo uso limitado da tecnologia disponível no mercado, dependendo de planilhas de Excel e até mesmo do tradicional “papel e caneta” em seus processos. Abaixo, apresentarei 4 itens primordiais para modernizar seu laboratório, aumentar sua produtividade, qualidade e consequentemente, a eficiência da operação do seu laboratório ou controle da qualidade.

1. Software LIMS na nuvem

Erros de transcrição, resultados questionáveis, demora na liberação de laudos, dificuldades para encontrar informações. Todos estes itens são sanados com o uso de um bom sistema LIMS, mas o alto custo e a dificuldade na implementação dos modelos tradicionais de software podem tornar essa necessidade um desejo distante para muitas empresas. 

A evolução para o modelo SaaS (software como serviço) democratiza esse tipo de tecnologia, tornando acessível benefícios que antes eram possíveis apenas às grandes companhias. A plataforma na nuvem é paga por assinatura, sem custos de licenciamento e infraestrutura, é acessível de qualquer lugar e graças à redundância dos dados disponível nos melhores sistemas, é mais segura do que uma solução on-premises (com infraestrutura local). 

2. Aquisição de dados dos equipamentos (DAQ)

A transcrição de dados é uma das principais fontes de erro dentro de um laboratório, o que coloca em risco a confiabilidade dos resultados, além de ocupar um tempo considerável dos analistas, diminuindo drasticamente a produtividade da equipe e desperdiçando recursos que poderiam ser dedicados a tarefas mais qualificadas. 

A aquisição automática de dados (DAQ, de data acquisition) elimina mais uma etapa de trabalho repetitivo e potencialmente falho do processo de análise, permitindo que os resultados gerados pelos equipamentos sejam enviados diretamente para o software LIMS.

3. Uso de dispositivos móveis

Você tem um sistema LIMS de ponta implementado em seu laboratório e seus equipamentos de análise estão integrados, mas ainda assim, existem momentos em que o acesso a um computador pode ser dificultado, o que levaria a um retorno do uso de papel caso não existissem soluções específicas para dispositivos como celulares e tablets. 

Tanto dentro do laboratório quanto em coletas ou análises em campo, é possível utilizar aplicativos integrados ao sistema LIMS que permitirão o registro de dados diretamente em meio eletrônico, eliminação de papel e erros, garantindo assim agilidade, integridade e rastreabilidade das informações. 

4. Portal para consulta dos resultados

Não há necessidade de redigir os relatórios manualmente para envio aos solicitantes. A partir das informações contidas no banco de dados, o sistema gera automaticamente os documentos e envia uma notificação ao responsável, sanando dessa forma uma necessidade fundamental de qualquer laboratório de serviços ou indústria: o rápido acesso às informações. 

Por meio do portal de resultados, o cliente pode fazer um acompanhamento das amostras, consultar o histórico das análises, identificar desvios e tendências e assim tomar decisões cruciais para o seu negócio. 

Quer saber como implementar essas ferramentas e turbinar seu laboratório? Estamos à sua disposição para um bate-papo, sem compromisso. 

Dados do Autor
Rodolfo Stanic
Marketing – Labsoft Tecnologia