Diante do cenário atual causado pela COVID-19 e se antecipando às determinações governamentais, a Labsoft optou por implementar o trabalho remoto em 100% de suas operações. A medida de contenção visou a segurança de nossos  colaboradores e toda a comunidade.

Foi uma ação brusca, mas que forçou uma reinvenção da nossa forma de trabalho. Neste artigo, quero compartilhar como a Labsoft se adaptou nesse período de quarentena:

1 – Reuniões matinais com o time

Na Labsoft, já tínhamos um processo de reuniões matinais diárias para discussão de boas práticas e cultura.  Essas reuniões também são utilizadas para prestação de contas do dia anterior, planejamento do dia e apoio em caso de problemas ou impedimentos nos processos.

Com o trabalho remoto, essa comunicação se tornou fundamental. Há semanas, estamos nos reunindo via Zoom (ferramenta para reuniões remotas), com as webcams ligadas, e o alinhamento se tornou ainda mais intenso.

2 – Ferramenta para facilitar comunicação ao longo do dia

Além das reuniões matinais, procuramos uma ferramenta que mantivesse o engajamento e contato dos nossos times, pois embora estivéssemos em casa, gostaríamos de manter o mesmo clima de interação e contato entre as pessoas.

Para isso, escolhemos a ferramenta Discord, que facilita e muito a comunicação através de chats, contatos via áudio em tempo real e principalmente salas de reuniões para alinhamentos rápidos.

A experiência tem sido positiva, com todo time engajado e envolvido, mesmo longe fisicamente.

3 – Acompanhamento das atividades e indicadores

Como também utilizamos myLIMS nas operações da Labsoft, o controle das atividades de cada time e o acompanhamento dos resultados via indicadores fica fácil.

Hoje, mesmo com o trabalho remoto, é possível acompanhar online 100% das atividades, delegar tarefas e acompanhar o desempenho do time diariamente.

Nesse momento, foi possível fazer uma reflexão da importância de processos bem definidos nas atividades do myLIMS, bem como o estabelecimento de indicadores de resultados e desempenho via sistema.

4 – Treinamentos da nova forma de trabalho

Iniciamos comunicações semanais e treinamentos com o time, com o objetivo de orientar sobre algumas boas práticas para o trabalho remoto, como sintetizarei a seguir:

  • Reserve um local para o trabalho remoto, com pouca movimentação de pessoas, arejado, idealmente com vista para a janela e confortável para o trabalho;
  • Procure se arrumar como se fosse para a empresa, coloque uma roupa confortável e se prepare para a jornada de trabalho;
  • Evite distrações com celular, redes sociais ou interrupções com familiares em casa;
  • No início do dia, estabeleça seus objetivos. Sempre inicie uma atividade de cada vez e controle o impulso de atender aos chamados via chats o tempo todo;
  • Tire momentos para pausas controladas e planeje os demais horários fora expediente para ter um tempo de qualidade com você mesmo e com sua família.

5 – Aproveitar o momento para reciclagem profissional e tirar projetos da gaveta

Por fim, estamos aproveitando o momento de menor demanda para promover treinamentos de reciclagem do myLIMS e temas relacionados aos nossos profissionais e clientes, bem como avançar em projetos de melhoria e automação dos nossos processos de forma a melhorar ainda mais nossa eficiência operacional, pois sabemos que após esta crise de saúde podemos ter uma crise econômica.

Espero que o compartilhamento da nossa experiência possa ajudar e permita utilizar o melhor de si para passar por este momento de crise da melhor forma possível.

O trabalho remoto é algo novo, por isso haverão tropeços e dificuldades como tudo na vida. Não desista nas primeiras derrotas, mantenha-se firme e disciplinado, pois logo você se adaptará e utilizará o melhor do seu potencial.

E é claro, se quiser reciclar sua equipe ou ainda obter mais resultados com o myLIMS, contate nossa equipe.

Vamos sair dessa juntos e ainda mais fortes!

 

Dados do Autor:

Alex Andrade
Diretor Operacional
Labsoft Tecnologia