Blog.

Home
Controle de Qualidade 360º: do laboratório às outras áreas da indústria
Artigos, Controle de Qualidade, Tecnologia

Controle de Qualidade 360º: do laboratório às outras áreas da indústria

compartilhe

O cenário típico do controle de qualidade nas indústrias começa com o recebimento de uma grande quantidade de resultados de análise para serem revisados e, em alguns casos, assinados. Tal atividade cabe a profissionais qualificados e caros – normalmente gerentes técnicos ou responsáveis técnicos – que são muito demandados durante todo o dia e deixam esta atividade frequentemente para o final do expediente, contribuindo assim para longas jornadas de trabalho, falhas e estresse.

Normalmente, a comunicação dos resultados de análise às demais áreas da empresa ocorre por meio do registro dos resultados em planilhas eletrônicas na rede ou, em alguns casos, por e-mail ou mesmo por telefone. Tal forma de compartilhar resultados é frágil e sujeita a falhas, bem como desperdiça tempo dos profissionais do laboratório e demais áreas da empresa.

Em um processo padrão, as atividades manuais e repetitivas tomam grande parcela do dia de todos os profissionais, mas no caso de responsáveis técnicos, trata-se de algo ainda mais grave: como não dispõem de ferramentas automáticas de análise dos resultados, tal atividade desperdiça precioso tempo destes profissionais qualificados que poderiam contribuir com a melhoria dos processos analíticos, reduzindo custos e aumentando a confiabilidade dos resultados de análise entregues às áreas.

Saiba mais: Tudo sobre Controle de Qualidade: Importância, Processos e Sistema LIMS

Oportunidades de melhoria

O primeiro item é a eliminação das bateladas de resultados de análise a serem revisados e entregues. Assim que a última análise pendente na amostra é realizada e liberada pelo laboratório, a amostra fica imediatamente disponível para publicação (assinatura eletrônica e geração automática do relatório de análise quando necessário), eliminando assim o gargalo e tempos mortos no processo.

Visto que podem ser implementados mecanismos de apoio para revisão de cada análise antes de liberá-la, como comparação com critérios de aceitação e análises estatísticas, muito erros já são detectados e corrigidos ainda durante o processo laboratorial.

Além disso, ao finalizar todas as análises de uma amostra, o mecanismo automático de revisão da amostra pode detectar resultados questionáveis ou ainda inconsistências entre os resultados da amostra, comunicando responsáveis ou solicitando determinada reanálise automaticamente, ou mesmo publicando de forma automática amostras dentro de critérios pré-estabelecidos.

Saiba mais: 5 erros de Controle de Qualidade que você evita através da automação de processos

Tipicamente a comunicação dos resultados de análise às áreas da empresa pode adotar um ou mais dos possíveis caminhos:

🔹Integração com os demais sistemas da empresa (ERP, MES, PIMS, WMS, CRM etc.) possibilitando o acesso e visualização das informações pelos demais usuários da empresa em suas respectivas interfaces de trabalho diário;

🔹Acesso a um portal de resultados ou consulta ao próprio sistema do laboratório, onde normalmente será possível não somente visualizar os resultados de determinado lote ou ponto de coleta, como também visualizar informações históricas e KPIs relacionados;

🔹Envio de e-mails automáticos pelo sistema, indicando os resultados de análise, desvios ou não conformidades.

Conclusão

Resultados rápidos e confiáveis são fundamentais no competitivo cenário da indústria 4.0 e a base para boas decisões, redução de custos e riscos. Por isso, uma integração adequada entre os laboratórios de controle da qualidade com as demais áreas da indústria, criando uma gestão 360º, se tornou uma necessidade competitiva das empresas e não pode mais ser ignorada.

Que tal uma breve demonstração do myLIMS? 

O LIMS líder no Brasil e América Latina, com suporte dedicado, em nuvem e fácil de usar. Vai ajudar na transformação digital da sua gestão de laboratório, controle de qualidade e saneamento e meio ambiente. Fale conosco.

Leia nossos Cases de Sucesso: Controle de qualidade

 

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Artigos, Blog, Saneamento e meio ambiente

Parceria Entre a Labsoft e Acquasolution Potencializa Tratamento de Águas e Efluentes

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade

Destinos Comuns para Produtos Não Conformes na Indústria de Alimentos

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade

Tudo Sobre Auditoria Remota em Indústrias

LEIA MAIS

Artigos relacionados