Como anda a saúde financeira de sua empresa? Já pensou como a alta do dólar te afeta diretamente?

Devido a pandemia da covid-19, estamos passando atualmente por um período de muitas incertezas, tanto no âmbito de saúde publica quanto no aspecto econômico. Temos observado quedas em grandes bolsas no mundo, grandes potências com reduções históricas em seu PIB, bem como uma alta variabilidade na cotação das moedas referências no mercado, como por exemplo o dólar americano.

Não sei na sua empresa, mas aqui na Labsoft temos boa parte dos nossos custos pagos em dólar, o que nos fez assustar com a última fatura recebida em nosso cartão de credito, já que os serviços que pagamos na moeda americana vieram multiplicados por R$ 5,80, além do acréscimo de IOF. Um dos piores pontos do pagamento de ferramentas em dólar está na incerteza do valor a ser pago no próximo mês. Temos percebido na prática essa situação, em poucos dias temos variações muito grandes na moeda que impactam significativamente no nosso fluxo de caixa.

O cenário desenhado acima me fez refletir sobre uma questão muito corriqueira na realidade das empresas no Brasil: muitas delas ainda pagam em dólar por softwares que poderiam estar pagando em reais com empresas nacionais. Segundo matéria do portal Canaltech, recentemente “o mercado brasileiro de TI, que engloba software, serviços e hardware, teve um crescimento de 41,6% e passou da 10ª para a 7ª posição no ranking internacional, na frente de países como China, Austrália e Itália. Hoje, o mercado brasileiro de TI já representa 49% do que movimenta toda a América Latina, com U$ 60,2 bilhões. A região totaliza US$ 122 bilhões.” (leia mais aqui)

Temos excelentes softwares produzidos integralmente em nosso país e a Labsoft é um exemplo muito claro disso. Há quase duas décadas, desenvolvemos um software LIMS que é referência no mercado, oferecido a uma fração do preço praticado por nossos maiores concorrentes, que são de outros país e cobram em dólar, inclusive. Além disso, trabalhamos com um modelo diferenciado pago por assinatura.

Com o myLIMS, você pode dispor de diversas ferramentas essenciais para a sua empresa, como por exemplo:

  • LIMS – Laboratory Information Management System: Gerenciamento das informações laboratoriais que permite controlar o ciclo de vida dos projetos, experimentos, lotes, amostras, análises, especificações e integração com outros sistemas da empresa.
  • ELN – Electronic Laboratory Notebook: Criação e gestão de projetos, atividades, experimentos, amostras e análises de forma mais livre. Tudo isso com a garantia do registro centralizado e rastreável das informações, parâmetros de pesquisa, resultados e observações obtidas em diversos formatos, proporcionando segurança e fácil acesso aos dados.
  • LES – Laboratory Execution System: Execução e controle detalhado dos processos de análise, garantindo o cumprimento dos procedimentos operacionais, registro das medições e dados brutos diretamente em meio eletrônico, cálculo e comparação automática dos resultados com os critérios de aceitação, controle de datas, etc.
  • SDMS – Scientific Data Management System: Permite o gerenciamento eletrônico de documentos garantindo o controle de versões, distribuição e consulta eletrônica pelos usuários habilitados. Além disso, proporciona o armazenamento dos arquivos de análise associando-os às amostras ou estudos pertinentes no myLIMS. Desta forma, facilita a colaboração e garante que todos os arquivos necessários estejam prontamente acessíveis com total integridade e rastreabilidade.
  • DAQ – Data Acquisition: Proporciona a aquisição automática dos dados brutos, resultados de análise ou mesmo imagens e arquivos gerados pelos equipamentos associando-os às análises das amostras. Desta forma, elimina a digitação de dados, busca e associação de arquivos economizando tempo e eliminando os erros associados.
  • WFMS – Workflow Management System: Execução e gerenciamento de serviços externos e internos de acordo com os fluxos de trabalho, listas de verificação e modelos de mensagens pré-definidos, garantindo que os procedimentos operacionais sejam cumpridos de forma mais prática e confiável.
  • CRM – Customer Relationship Management: Gerenciamento do relacionamento com clientes, garantindo o acompanhamento do histórico das atividades com os clientes e seus contatos, vendas, controle de tabelas de preços especiais, indicadores de desempenho, entre outras importantes funcionalidades.

Em tempos de incerteza e medo, corremos em busca de informações para tomar decisões mais certeiras. É o momento de otimizar seus processos e ainda reduzir consideravelmente seus custos, diminuindo os investimentos em dólar e adotando opções nacionais de altíssimo nível.

Dados do Autor:

Raphael Pimenta
Consultor de Vendas
Labsoft Tecnologia