Confiram o novo artigo técnico disponível em nosso site. Os autores do trabalho são colaboradores da BRK Ambiental da Unidade de Cachoeiro de Itapemirim que trabalharam com o tema: “myLIMS – Informatização de dados analíticos nas ETAS dos Distritos”.

No artigo, que foi classificado em 5º lugar para concorrer ao Prêmio Qualidade da BRK Ambiental, os autores destacaram os benefícios que a implantação do myLIMS proporcionou à unidade e traz depoimentos de usuários do sistema.

Para Mirella Rocha – supervisora de laboratórios e uma das autoras do trabalho – “Com base nos resultados obtidos após a implantação, evidenciou-se que um processo bem conduzido de implantação de sistemas para automação e informática laboratorial pode contribuir significativamente com a segurança e qualidade dos resultados gerados, atendendo os requisitos de confidencialidade, integridade e rastreabilidade indicados na NBR ISO/IEC 17025, tornando assim o sistema da qualidade ainda mais robusto e facilmente auditável. Como benefício adicional pode-se também evidenciar o aumento da produtividade do laboratório proporcionando assim menores tempos de resposta à produção, fato oriundo da eliminação ou redução de etapas repetitivas manuais como a transcrição de dados e cálculos e digitalização dos resultados operacionais dos distritos diariamente no sistema.

Desta forma, além dos resultados positivos no processo laboratorial, é possível proporcionar resultados mais confiáveis e em menor tempo para que os operadores e gestores de produção possam tomar decisões acertadas rapidamente, contribuindo assim com a redução de custos de produção e maior qualidade dos produtos. Visando expandir esta pesquisa, concluímos que este processo de informatização de resultados analíticos nas ETA’s de distritos poderá ser aplicado nas ETA’s e ETE’s de outras unidades da BRK Ambiental, visando minimizar o tempo de repasse dos resultados das análises de processos operacionais.”

Parabéns aos autores Leonardo Samuel, Mirella Baptista, Olavo de Pinho, Renata Silva e José Debona pelo trabalho desenvolvido.

Veja também:  

myLIMS informatização de dados Analíticos