Blog.

Home
Estratégia competitiva para laboratórios e ensaios
Artigos Acadêmicos

Estratégia competitiva para laboratórios e ensaios

compartilhe

Título do artigo:
Uma estratégia competitiva para laboratórios de calibração e ensaios no cenário atual

Resumo:
Qualidade, competitividade e inovação são palavras chaves para a conquista e manutenção de clientes no cenário atual para prestadores de serviços. Atualmente, existe uma concepção muito mais solidificada por parte dos prestadores de serviços de calibração e ensaios, pela acreditação dos seus laboratórios pelo INMETRO. O objetivo deste trabalho é o de apresentar um modelo gerencial para laboratórios de calibração e ensaios, alinhando a qualidade necessária à realização dos serviços para os quais se prestam, com as novas estratégias necessárias à competitividade em um cenário globalizado, considerando a viabilidade econômica da implantação para cada organização.

INTRODUÇÃO
Atualmente, as organizações de uma maneira geral, para tornarem-se ou manterem-se competitivas, têm que monitorar, controlar e otimizar três macro-objetivos.

Os laboratórios de calibração e ensaios não fogem a esta regra e precisam constantemente analisar criticamente a sua estratégia de atuação, no sentido de minimizarem continuamente os custos inerentes às atividades para as quais está qualificado, fornecer aos seus clientes um prazo competitivo e realístico para execução das calibrações e/ou realização de ensaios, mantendo sempre a qualidade desses serviços prestados que irão impactar diretamente, na qualidade dos produtos fabricados pelos seus clientes.

Percebe-se, portanto, que se trata de uma tarefa que exige uma estratégia e um sistema de gestão implantado e implementado para tal.

Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma estratégia estabelecida com base no que trata a norma NM ISO/IEC 17025 e em técnicas de gestão administrativa organizacional com enfoque em laboratórios.

DADOS DOS AUTORES
José Eduardo Ferreira de Oliveira
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
jefocefetpe@yahoo.com.br

Luiz Roberto Oliveira da Silva
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
luizrob@cefet-rj.br

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Projeto de Automação como base para a Inovação
Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Controle de Qualidade

Desperdício na Indústria de Alimentos: O Custo Oculto das Não Conformidades

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade, Saneamento e meio ambiente, Tecnologia

Ferramentas da Qualidade: Otimizando Processos com o Sistema LIMS

LEIA MAIS
Controle de Qualidade

Desafios dos Períodos de Auditoria em Indústrias e o Papel Crucial do Sistema LIMS

LEIA MAIS

Artigos relacionados