Blog

Home
Laboratório de análises sem papel
Artigos

Laboratório de análises sem papel

Laboratório sem papel
compartilhe

Demonstrar como a implantação de um processo 100% sem papel por meio de sistemas para automação e gestão de laboratórios pode contribuir na redução dos erros operacionais e aumento da confiabilidade e rastreabilidade dos resultados, contribuindo assim com a produção de alimentos seguros e sistemas da qualidade ainda mais robustos. Demonstrar alguns dos resultados obtidos com a utilização do novo processo de trabalho sem papel com enfoque no atendimento dos requisitos da ISO/IEC 17025.

Introdução

Atualmente, os erros de transcrição de dados e cálculo manual de resultados são grandes vilões da qualidade laboratorial. Isso ocorre porque o processo baseado em papel carece de mecanismos de automação, resultando na transcrição de dados em várias etapas e aumentando a incidência de erros.

Em ambientes regulamentados ou laboratórios com sistemas da qualidade estabelecidos, o volume de registros é significativamente maior, o que resulta em uma carga de trabalho administrativo ainda mais pesada para os analistas. Além disso, aliado a isso, o enxuto corpo técnico das organizações, devido à manutenção de custos baixos, cria um ambiente perigoso para a confiabilidade dos resultados gerados.

Objetivo

Demonstrar como a implantação de um processo 100% sem papel por meio de sistemas para automação e gestão de laboratórios pode contribuir na redução dos erros operacionais e aumento da confiabilidade e rastreabilidade dos resultados, contribuindo assim com a produção de alimentos seguros e sistemas da qualidade ainda mais robustos. Demonstrar alguns dos resultados obtidos com a utilização do novo processo de trabalho sem papel com enfoque no atendimento dos requisitos da ISO/IEC 17025.

Material e métodos

Este trabalho está fundamentado na experiência prática de implantação de sistemas de automação e gestão de laboratórios. Mais especificamente, foi realizado no laboratório de controle de qualidade de uma indústria de ingredientes e aditivos para a indústria alimentícia em Santo André, estado de São Paulo.

Para essa implantação, a metodologia seguiu as diretrizes estabelecidas pelo fornecedor dos sistemas, além de um plano de projeto personalizado para a realidade do laboratório. Esse plano considerou, principalmente, os seguintes recursos tecnológicos.

Integração de sistemas para permitir a troca de informações entre o sistema de automação do laboratório e o sistema de gestão empresarial utilizado (ERP – Enterprise Resource Planning) que gerencia os demais processos da fábrica a fim de proporcionar a solicitação de análise das amostras de matérias-prima, lotes de produção e produtos acabados automaticamente quando da ocorrência dos eventos específicos nos sistemas de produção, bem como devolução automática dos resultados obtidos no laboratório à produção;
Sistema de automação e gestão das rotinas laboratoriais (LIMS – Laboratory Information Management System) para permitir a otimização dos processos laboratoriais propriamente ditos;
Implantação do sistema de registro de dados brutos de análise diretamente em meio eletrônico e em tempo real por meio de Pocket PCs ligados a rede sem fio.

Lâmpada elétricaArtigo: O que é um LIMS?

Resultado e discussão

O sistema de automação e gestão do laboratório permitiu maior controle das atividades, automação do ciclo de vida das amostras, registro eletrônico de dados brutos, cálculo automático de resultados e comparação com limites de especificação, garantindo segurança e rastreabilidade total do processo de análise.

Com a integração do sistema do laboratório aos sistemas de produção foi possível eliminar as fichas de solicitação de análises das amostras, contribuindo assim para um processo mais enxuto com a redução da circulação de papel, eliminação de potenciais erros de transcrição ou leitura das informações manuscritas e no menor tempo de solicitação da amostra ao laboratório. Além disso, a integração dos sistemas também proporcionou que os resultados sejam informados à produção em menor tempo e sem erros, viabilizando as
decisões certas no tempo certo.

O uso dos dispositivos móveis, por sua vez, garante a eliminação de duas ou mais etapas de transcrição de dados e cálculo manual de resultados, a comparação destes em relação aos limites de especificação da matéria-prima ou produto, proporcionando redução do tempo total de análise, eliminação de boa parcela dos erros humanos e devolução rápida dresultados à produção, contribuindo para o aumento da qualidade e produtividade do laboratório.

Além disso, puderam ser avaliados muitos benefícios com o sistema, tais como:

  • Eliminação de 100% das fichas de análise e cadernos de protocolo de amostras;
  • Eliminação de 100% das etapas manuais de transcrição de informações de amostras,
  • dados brutos, cálculos e comparação dos resultados de análise com os limites;
  • Redução total dos formulários de controle com a redução anual de dezenas de milhares
    de folhas de papel e conseqüentemente do espaço necessário para armazenamento;
  • Agilidade na rastreabilidade e resgate de informações do sistema;
  • Facilidade em gerir os tempos de resposta exigidos pelos departamentos;
  • Facilidade no estudo do comportamento dos produtos e matérias-prima;
  • Maior padronização do processo de análise.

Conclusão

Com base nos resultados obtidos após a implantação, evidenciou-se que um processo bem conduzido de implantação de sistemas para automação e informática laboratorial pode contribuir significativamente com a segurança e qualidade dos resultados gerados, atendendo os requisitos de confidencialidade, integridade e rastreabilidade indicados na NBR ISO/IEC 17025, tornando assim o sistema da qualidade ainda mais robusto e facilmente auditável.

Como benefício adicional pode-se também evidenciar o aumento da produtividade do laboratório proporcionando assim menores tempos de resposta à produção, fato oriundo da eliminação ou redução de etapas repetitivas manuais como a transcrição de dados e cálculos.

Desta forma, além dos resultados positivos no processo laboratorial, é possível proporcionar resultados mais confiáveis e em menor tempo para que os operadores e gestores de produção possam tomar decisões acertadas rapidamente, contribuindo assim com a redução de custos de produção e maior qualidade dos produtos.

Que tal uma breve demonstração do myLIMS? 

O LIMS líder no Brasil e América Latina que permite que os laboratórios coletem, armazenem e gerenciem dados de forma eletrônica. Isso elimina a necessidade de impressão em papel e ajuda a reduzir impactos ambientais. Fale conosco.

Leia nossos Cases de Sucesso:

>>> Laboratórios

>>> Controle de qualidade

>>> Saneamento

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Blog

Transcrição manual de dados nunca mais!

LEIA MAIS
Blog

Estratégias para Agilizar o Projeto de Aquisição de um LIMS

LEIA MAIS
Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios, Saneamento e meio ambiente

Tudo o que você precisa saber sobre ELN

LEIA MAIS

Artigos relacionados