Possivelmente você já se perguntou ou ouviu alguém perguntar sobre o que é atendimento humanizado.
O que é?
A cultura da humanização surgiu na área da saúde e se estendeu rapidamente para empresas promovendo benefícios importantes e aumentando as negociações e a fidelização dos clientes.
As ações e modo de olhar o processo são o principal alicerce da humanização do atendimento ou suporte humanizado, bem como a empatia para compreender as necessidades do cliente.
A globalização dita processos de produção e consumos em massa, porém as pessoas sentem o desejo de se diferenciar dos demais, de serem enxergadas e ter sua individualidade valorizada.
Como aplicar?
O atendimento humanizado deve estar enraizado na cultura organizacional da empresa, desde o treinamento de novos colaboradores, lembretes frequentes para a equipe e cursos de reciclagem para consolidar esse método.
Uma das grandes falhas da implementação de um novo sistema é falta de acompanhamento da equipe e conhecimento da rotina de atividades do cliente.
O papel da equipe de suporte é manter o foco no cliente, entender seus problemas genuinamente e garantir a plena satisfação.
Benefícios do atendimento humanizado:
- Fidelização do cliente;
- Indicação do serviço para possíveis clientes;
- Cultura organizacional;
- Otimização de processos;
- Aumento de confiança e credibilidade;
- Melhores condições de trabalho;
- Vantagem competitiva.
A “State of the Connected Customer” apresentou dados de uma pesquisa feita com 7 mil consumidores de 15 países, onde 80% dos clientes consideram que a experiência de atendimento tem o mesmo peso de importância que a qualidade do produto.
A empresa que investe na humanização do atendimento evidencia a importância do seu sucesso e o sucesso do seu cliente, além de garantir um diferencial competitivo no mercado.
Dados do Autor:
Giovanni Marchezini
Líder de Suporte Técnico – Labsoft Tecnologia