Tecnologia não é o item mais importante para o seu negócio! Esta afirmação – vinda de uma empresa que desenvolve softwares para laboratório e controle de qualidade – parece absurda, mas não é difícil de entender.

Um banquinho de madeira só se mantém em pé porque possui três pernas, não apenas uma. Agora, enxergue este banquinho como sua empresa. Para que ela se mantenha equilibrada, investir apenas em tecnologia não é o suficiente, é necessária a preocupação com outros dois pilares tão importantes quanto esse: pessoas e processos.

PPT (Pessoas, Processos e Tecnologia) é um modelo holístico que vem sendo utilizado em companhias bem-sucedidas em todo o mundo há décadas. Baseado no diamante de Leavitt, este conceito pode ser essencial para projetar operações e gestão eficiente em sua empresa.

É comum, na correria do dia-a-dia e com o aumento na demanda de trabalho dentro da empresa, que estes itens sejam colocados em segundo plano, o que gera ineficiências e consequentemente, desperdício de dinheiro. Ao perceber essas dificuldades, a equipe gerencial costuma buscar uma solução por meio da tecnologia, contratando empresas de software que nem sempre possuem a expertise para garantir uma solução ampla que enderece adequadamente as pessoas e os processos.

Além de fornecer um software completo e robusto, uma boa empresa de tecnologia deve se certificar em seu processo de implementação de que as outras “pernas do banquinho” estejam firmes. É necessária uma grande preocupação com o sucesso do cliente.

No contexto de laboratórios e controles de qualidade na indústria ou saneamento, a correta implantação de um sistema LIMS – que visa tornar seus processos mais eficientes – necessita de uma revisão destes processos para que se adequem à nova realidade, além da capacitação dos colaboradores para utilizar esta nova ferramenta da melhor forma na execução do seu trabalho e assim obter os melhores resultados.

Pouco após o lançamento do myLIMS, nas dezenas de turmas do treinamento de OPL – Otimização de Processos Laboratoriais, sempre enfatizamos a importância do foco em Pessoas, Processos e Tecnologia como forma de potencializar os resultados de sistemas LIMS, antes mesmo do conceito se tornar popular no Brasil.

A metodologia de implementação ágil da Labsoft abrange os três pilares e é essencial para que sua empresa alcance os resultados esperados. Desde o princípio, focamos em entender, adequar e validar os processos desejados dentro de provas de conceito (PoC) com o uso do myLIMS, onde a equipe é devidamente qualificada e treinada para entender e validar como o novo processo funcionará, permitindo enxergar como será futuro antes dele de fato existir. Além disso, promovemos a capacitação integral dos colaboradores dos nossos clientes por meio de plataforma de ensino à distância, disponível desde 2015 e acessível a partir do myLIMS.

Em nosso próximo artigo, detalharemos como funciona nossa abordagem ágil baseada em Pessoas, Processos e Tecnologia. Até lá! 🙂