A pandemia da COVID-19 reforçou a importância da digitalização dos laboratórios para garantir a continuidade dos negócios. As empresas mais avançadas no uso de tecnologias digitais saíram na frente das que não possuem a automação de processos como foco prioritário, ganhando maior vantagem competitiva que as demais.
Outro ponto crucial que as empresas notaram por conta da pandemia foi a necessidade de um laboratório conectado em que os dados possam ser acessados em tempo real e de qualquer parte do mundo, tornando as operações mais enxutas, ágeis e aptas para contenção de riscos.
Fim da gestão com processos manuais
Se já discutíamos a importância do Laboratório 4.0 antes de uma crise sanitária e humanitária global, agora mais do que nunca reforçamos que não existe mais espaço para laboratórios com processos manuais e defasados.
Por isso, separamos algumas tendências que o seu laboratório e controle de qualidade deveriam considerar adotar em 2023:
Aplicação de Internet das Coisas (IoT) para integrar com equipamentos laboratoriais
À medida que que as empresas implementam mais tecnologias de IoT, é possível criar ambientes digitais interconectados em todo o laboratório, funcionando como uma espécie de “casa inteligente”. Essa conectividade entre diferentes equipamentos permite processos mais ágeis, eliminando erros humanos e aumentando a eficiência das operações.
A IoT nos laboratórios contribui para diversas aplicações e tem como principal objetivo garantir que os equipamentos estejam sempre em funcionamento e com sua performance em níveis ideais, utilizando-os para coleta e análise de dados, rastreamento de produção e outras funções, permitindo que o gestor obtenha relatórios confiáveis sobre o equipamento, o que possibilita melhores tomadas de decisões.
Solução LIMS na nuvem
O LIMS na nuvem consiste na disponibilização do software através da internet no modelo de serviços (software as a service), geralmente pagos mensalmente. Um LIMS disponível por assinatura permite uma implantação ágil e com rápido retorno de investimento, muitas vezes pagando-se com a eficiência e economias geradas a partir dos primeiros meses de utilização do sistema. Outra vantagem do LIMS na nuvem é que você não precisa se preocupar com questões relacionadas à infraestrutura de hardware ou software, além de ser acessível de qualquer lugar e de qualquer dispositivo de forma tão segura quanto o internet banking, por exemplo.
Uso de aplicativos para lançar dados de rotinas de laboratórios via dispositivos móveis
Muitas rotinas laboratoriais precisam ser feitas em campo, ou seja, fora da empresa e muitas vezes em locais sem acesso à internet. Por exemplo uma coleta, hoje em dia existem aplicativos que proporcionam maior produtividade. Isso é possível através da possibilidade de inserir as informações coletadas em tempo real. Eliminando papel e erros de interpretação de grafia, o que reduz expressivamente os retrabalhos. Além disso, é possível identificar de forma automática as coordenadas geográficas do local de coleta das amostras por meio de GPS, com registros fotográficos, inclusão de observações e assinaturas tanto do coletor quanto do cliente.
Sem papel (paperless)
Um outro exemplo é o registro de análises em aplicativo, que possibilita eliminar os ultrapassados e ineficientes processos de registro das análises e controles em fichas ou cadernos em papel, permitindo realizar um maior número de análises com maior confiabilidade e rastreabilidade, gerando redução de custos com papéis e insumos associados e redução de espaço físico para armazenamento dos registros em papel.
Leia mais em: Por que automatizar laboratórios?
Integração de LIMS com ERPs
É muito comum as pessoas acharem que o LIMS e o ERP são concorrentes, mas a verdade é que são softwares complementares. Que, integrados, trazem inúmeros benefícios para os processos laboratoriais.
Os módulos de Controle de Qualidade (QM) dos ERPs são ferramentas criadas para ajudar as empresas a integrar o seu processo de controle e garantia de qualidade aos seus sistemas ERP. Mas não tem foco nas necessidades e demandas especificas que o controle da qualidade exige. Em sua maioria, os módulos QM focam suas funcionalidades em gerenciar a qualidade em nível corporativo. E tratam dos produtos e matérias-primas, planos de controle e especificações, o gerenciamento e criação de lotes de inspeção (amostras), mas não possui ferramentas que possibilitam ao laboratório ter um controle mais apurado de todo o processo.
Esta limitação torna muito comum, em diversas empresas, o uso de planilhas na tentativa de suprir as necessidades que o QM não atende.
Software LIMS
Já um sistema LIMS é focado na necessidade e desempenho do controle de qualidade, sendo pensado para atender as demandas do laboratório com máxima eficiência e segurança dos mais diversos tipos (exemplo P&D, análise de produto acabado, reclamações de clientes, monitoramento ambiental, etc). Além disso, o LIMS proporciona total rastreabilidade das informações das amostras, resultados de análises e dados brutos. O que facilitando o atendimento de normas e boas práticas, como a ISO 17025.
Integração de LIMS com ERPs
Hoje, a realidade é a utilização de sistemas específicos integrados aos sistemas ERP de forma a obter o melhor dos dois mundos: Gerenciamento detalhado das rotinas laboratoriais, automação dos processos analíticos e integração total do laboratório às demais áreas da empresa.
Leia mais em: Integração do LIMS com ERPs e outros sistemas corporativos
Conclusão
Ao focar em soluções tecnológicas para transformar digitalmente os laboratórios, as empresas podem reduzir a dependência de tarefas manuais. Priorizando o foco na entrega de um produto com a mais alta qualidade possível. Com sistemas digitais, seu laboratório reduz desperdícios, atrasos, melhora a produtividade e a segurança dos dados. Além disso, ao garantir a conectividade entre dispositivos e softwares, os dados são utilizados de forma estratégica. O que oferece insights em tempo real aos gestores a fim de alavancar os resultados da empresa.
Que tal uma breve demonstração do myLIMS?
O LIMS líder no Brasil e América Latina, com suporte dedicado, em nuvem e fácil de usar. Vai ajudar na transformação digital da sua gestão de laboratório, controle de qualidade e saneamento e meio ambiente.
Leia outros conteúdos:
>>> Já tenho um módulo QM, preciso de um LIMS?
>>> Conheça o myLIMS Mobile Coleta
>>> Elimine o papel do seu laboratório com o myLIMS Mobile Análises
Por Beatriz Angélico – Labsoft