Nunca se falou tanto sobre segurança dos dados como atualmente. Diante da indústria 4.0, muitas empresas querem acelerar sua transformação digital, mas não dão a devida importância às boas práticas do mercado neste processo.
Segundo estudo da IBM, as empresas brasileiras perderam quase R$ 6 milhões com vazamento de dados em 2020, e o Brasil é o país que leva mais tempo para identificar e conter um vazamento de dados. As consequências podem ser devastadoras, gerando prejuízos não apenas financeiros, mas à reputação da sua marca, ainda mais com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já em vigor.
Nesse artigo, abordarei as três vulnerabilidades mais comuns em laboratórios informatizados.
Seu sistema não é confiável
Softwares não especializados, como o Excel, ou mesmo soluções de mercado pouco robustas podem ser a causa de vazamentos e perdas de informações.
Uma brecha de segurança abre espaço para hackers e usuários maliciosos colocarem sua empresa em risco, e a instabilidade dessas soluções põe em xeque a integridade dos seus dados, ocasionando análises desperdiçadas, dados históricos de clientes perdidos, controle incompleto das calibrações, entre outros itens importantes não apenas para a sua gestão, mas também para a conformidade com normas e legislações, como a ISO 17025.
Um software para laboratórios confiável e reconhecido no mercado pode ser o caminho para garantir que o recurso mais valioso do seu laboratório – a informação – esteja sempre seguro.
Sua infraestrutura é local
Se seus softwares e arquivos estão armazenados em discos rígidos dentro da sua empresa, a perda desses dados é iminente, seja pela própria vida útil dos equipamentos, por mau armazenamento ou uso indevido. Além disso, estão sujeitos a panes elétricas e desastres como enchentes e incêndios.
Um LIMS na nuvem – desde que vindo de um fornecedor confiável e com boas práticas – garante backups contínuos e redundância dos dados, mantendo seus dados em duplicata, armazenados em locais distintos geograficamente.
As credenciais de acesso são mal administradas
Mesmo que seus dados estejam criptografados e em ambiente protegido por senhas, é um erro comum disponibilizá-las sem o controle adequado. Isso coloca informações confidenciais na mão de usuários não autorizados, que podem danificá-las – intencionalmente ou não – ou compartilhá-las com terceiros.
É essencial que seu sistema possua perfis de acesso personalizáveis para garantir que os colaboradores façam uso apenas das informações que lhe são permitidas. Outra prática super importante e às vezes ignorada é garantir que, no momento da demissão de um colaborador, sua entrada ao sistema seja inativada para evitar um acesso mal-intencionado.
O myLIMS possui total compromisso com a segurança dos seus dados e te possibilita fazer uso das melhores práticas do mercado. Contate-nos para uma demonstração, sem compromisso.
Dados do Autor
Rodolfo Stanic
Marketing – Labsoft Tecnologia