Blog

Home
A importância do sistema LIMS na Indústria de Mineração e Siderurgia
Artigos, Controle de Qualidade

A importância do sistema LIMS na Indústria de Mineração e Siderurgia

compartilhe

Atualmente, a centralização de dados analíticos oriundos dos laboratórios de Controle de Qualidade é a estratégia mais comum na indústria de mineração. Pois permite aos gerentes de mina, supervisores dos processos de Britagem, Flotação, Usina, Beneficiamento, entre outros, obter acesso à informações valiosas em tempo real. O que ajuda identificar problemas rapidamente e tomar medidas para eliminá-los e evitar danos significativos aos processos produtivos.

Centralização de informações

Mas esse cenário nem sempre é assim.  De acordo com Michelle Resende, especialista com mais de 15 anos de experiência em indústrias de mineração, a centralização dos dados de um processo na indústria da Mineração é bem complexo. Principalmente porque envolvem gestores, líderes e supervisores de áreas diferentes, e por muito tempo foi o gargalo e o desafio principal para a evolução do controle desses dados. Fazer a gestão de indicadores, entregar relatórios à clientes e comprovar a validade dos resultados analíticos são processos que ganham mais agilidade, dinamismo e praticidade com a centralização.

Michelle afirma que “consolidar um indicador e disponibilizar resultados analíticos dos pontos do processo para os operadores da Mina ou algum outro setor da Operação pode consumir de 1h a 2h de um colaborador. Caso os dados não estejam reunidos na mesma plataforma ou software. Emitir um relatório de turno ou Fechamento Granulométrico, pode levar o período de um turno de trabalho”.

Prejuízos para o setor

Esses são apenas alguns exemplos das dificuldades encontradas nos laboratórios que não otimizam seus processos. E que, em sua grande maioria, não investem em sistemas de gerenciamento de informações integradas com as demais áreas da empresa. É importante destacar que esses tipos de gargalos podem trazer prejuízos enormes, como: paradas de frota, custos de mão de obra e desperdício de insumos, podendo chegar até numa parada da produção.

Pensando no cenário acima, e pelo ponto de vista do controle de qualidade, principalmente nos processos laboratoriais, a alternativa ideal para otimizar o processo, centralizar os dados e proporcionar uma interação mais eficiente com os outros setores, seria adotar um software LIMS (Laboratory Information Management Systems).

Sistema LIMS na indústria de Mineração

Usar um software LIMS promove agilidade na solicitação de amostra, análises, inspeções, bem como a realimentação dos resultados diretamente nas interfaces de trabalho do dia a dia dos operadores. Através da integração com os demais sistemas/softwares do processo, como por exemplo: sistemas de georefenciamento da Mina, Softwares MES Manufacturing Execution System), ERPs, PIMS (Plant Information Management Systems, Armazéns/Silos (WMS Warehouse Management System), entre outros.

Saiba mais no artigo completo sobre: Integração do LIMS com ERPs e outros sistema corporativos

O myLIMS, por sua vez, oferece funcionalidades que proporcionam vários benefícios e que apoiam os gestores das áreas de laboratório. Realizando os controles necessários para garantir a validade dos resultados analíticos, entregando maior confiabilidade e credibilidade aos clientes. Também possui ferramentas que otimizam a gestão dos resultados de produção. O que contribui na identificação mais assertiva de problemas para que possam ser mitigados e/ou eliminados antes que causem danos significativos aos processos. São elas:

Painéis de Controle e Dashboards

Assista aqui um vídeo rápido sobre Dashboards e indicadores do myLIMS

 

Quantidade e Parecer de Amostras

Índice de Cumprimento de Prazos

Amostras por Turno

Segmentação das Amostras

Tela de Operação

 Assista aqui um vídeo rápido sobre Tela de Operação

Confira aqui uma matéria sobre o mercado de automação de laboratório de mineração – crescimento, tendências e previsões.

Ferramenta de Emissão de Relatórios Gerenciais, e APIs de Integração

 

        

Saiba mais sobre o assunto no artigo completo a seguir: Módulos QM de sistemas ERP ou MES X Sistemas LIMS?

Por fim, adotar o myLIMS promove a otimização do laboratório, centralização dos dados e interação com os demais setores do processo.  Maior eficiência operacional com envio de resultados rápidos e confiáveis. O que garante redução de variabilidades de processo, retrabalhos e produtos não conformes, evitando desperdício de recursos humanos e materiais.

Confira aqui o case de sucesso da LGA Mineração que eliminou 80% das fontes de erros com a ajuda do myLIMS.

Transforme seu controle de qualidade

Que tal otimizar a gestão do seu laboratório? Estamos curiosos para saber mais sobre os desafios que você enfrenta e gostaríamos de ter a oportunidade de discutir como podemos ajudar! Entre em contato com os nossos especialistas e agende uma demo.

DADOS DOS AUTORES
Diego Mattion, Executivo de contas da Labsoft
Michelle Resende, Auditora Líder e técnica em avaliação interna da norma ISO/IEC 17025.

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Blog, Controle de Qualidade

APPCC: Garantindo a Qualidade dos Alimentos desde a Origem até o Consumidor Final com auxílio de um sistema LIMS

LEIA MAIS
Blog, Laboratorios

A Evolução do Controle de Dados Brutos: Rastreabilidade e Controle de Estoque com um LIMS

LEIA MAIS
Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios

Transcrição manual de dados nunca mais!

LEIA MAIS

Artigos relacionados