Projetos maduros e com potencial para brigar no mercado internacional. Este foi o padrão das 15 startups brasileiras que estiveram na quinta etapa do Startout Brasil, de 11 a 16 de novembro, em Lisboa. As empresas imergiram no ciclo de internacionalização, com programação voltada para o treinamento de pitches, avaliações e feedbacks, visitas a laboratórios e incubadoras locais, além de encontros com potenciais investidores do mercado português e europeu.
“O intuito é chegar ao mercado onde a gente não tinha conexões, reparar as startups e os empresários para que possam seguir a jornada”, afirma Fernanda Baker, analista da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), uma das realizadoras do Startout Brasil, ao lado do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Ministério das Relaçõ es Exteriores (MRE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A agenda teve início logo após o Web Summit 2018, maior conferência de tecnologia do mundo, que ocorreu de 5 a 8 de novembro também na capital lusitana.
A Rocket.Chat participou do Startout Brasil pela segunda vez, e foi a vencedora na categoria Estratégia de Mercado, na etapa Lisboa. As startups Labsoft e Asel-Tech ficaram com os prêmios de Melhor Pitch e Melhor Inovação, respectivamente. A premiação foi consagrada durante o Demoday, dia de demonstração que deu às equipes a oportunidade de apresentarem suas empresas para investidores portugueses.
A próxima edição do Startout Brasil será realizada ao longo de 2019, e a primeira parada será em Santiago, Chile.
Confira a notícia completa no site: Época Negócios